Viaturas lilás são para combate da violência contra a mulher, não para atender comunidade LGBT

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 14:45
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 10 de fevereiro de 2023, a Polícia Militar do Piauí recebeu três viaturas na cor lilás para serem usadas no combate à violência contra mulheres. Desde então, usuários nas redes sociais compartilharam dezenas de vezes as imagens dos veículos junto a alegações falsas de que essas viaturas seriam para atendimento exclusivo à comunidade LGBT. Mas a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforçaram à AFP que os três veículos serão utilizados pela equipe da Patrulha Maria da Penha para atender mulheres vítimas de agressão.

“Carros de polícia para atendimento exclusivo à comunidade LGBT. A separação começa com esse tipo de coisa. Sem falar nos gastos de dinheiro público”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter.

Conteúdos semelhantes circulam também no Facebook, no TikTok e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 24 de fevereiro de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

As imagens mostram veículos na cor lilás com as palavras “polícia militar” e o símbolo do governo do Piauí. Os carros trazem também a mensagem “Ligue 180”, número telefônico da Central de Atendimento à Mulher que oferece ajuda em casos de violência.

Uma busca reversa por uma das imagens compartilhadas levou a uma notícia do portal g1 de 10 de fevereiro de 2023 intitulada: “PM do Piauí usará viatura lilás em casos de violência contra a mulher: ‘todos vão saber que é um agressor’”.

A matéria explica que três viaturas na cor lilás foram entregues pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado para serem utilizadas na Patrulha Maria da Penha. Não há qualquer menção à comunidade LGBT na reportagem.

A Patrulha Maria da Penha é uma ação da Polícia Militar que consiste “na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência do art. 22 e reprimir eventuais atos de violência”, explica uma nota publicada no mesmo 10 de fevereiro no site do governo do estado do Piauí.

O texto explica que as viaturas fazem parte de uma estratégia no combate à violência contra a mulher no estado e tampouco traz referências à comunidade LGBT.

“A importância das viaturas nessa coloração é porque buscaremos, de uma forma mais objetiva e mais direta, constranger o agressor para que ele se sinta envergonhado na presença da viatura lilás, na porta da residência dele, todas as pessoas vão saber que ali existe um agressor de mulheres”, afirma no texto a capitã Leoneide, Comandante da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Piauí (PMPI).

Além disso, a capitã também explica que outro objetivo da viatura lilás é chamar a atenção para que mulheres, ao avistarem-na, chamem ajuda caso necessitem.

Procuradas pelo AFP Checamos, a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí e a SSP do estado confirmaram em 23 de fevereiro que o foco das viaturas lilás é o atendimento a mulheres vítimas de agressão.

“Os três veículos serão utilizados para atender mulheres vítimas de agressão, além de conduzir os agressores de mulheres na capital [Teresina], afirmaram as secretarias, acrescentando que existe uma proposta de ampliação da iniciativa para outros municípios do Piauí.

Pesquisas no Google usando palavras-chave relacionadas a viaturas da polícia militar do Piauí levaram a outros modelos de veículos, com cores distintas, usados pela PM no estado (1, 2, 3).

Ações semelhantes já foram feitas em cidades nos Estados Unidos para conscientização contra violência doméstica e prevenção ao câncer de mama (1, 2, 3).

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco