Vídeo de encenação em Salvador circula como se mostrasse assalto em túnel no Rio de Janeiro

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 18:40
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A gravação de diversos homens aparentemente armados que abordam carros na saída de um túnel não é real, e sim uma encenação. O vídeo foi compartilhado mais de 1,7 mil vezes em redes sociais desde, pelo menos, 13 de fevereiro de 2023 como se mostrasse um arrastão no Rio de Janeiro, em frente ao Túnel Rebouças. Mas a filmagem foi feita em Salvador e se trata de uma encenação, como confirmado à AFP pela Polícia Militar da capital baiana e pela Superintendência de Trânsito do município (Transalvador).

“Os ‘MENINOS’ em ação no Rio de janeiro”, diz a legenda de um dos conteúdos que circulam no Twitter. Outro usuário da rede social também compartilhou o vídeo afirmando que teria sido filmado no Túnel Rebouças, na capital carioca.

A sequência circula no Facebook, no Instagram e no TikTok. Ela também foi encaminhada ao AFP Checamos pelo WhatsApp, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 14 de fevereiro de 2022 de uma publicação no Twitter ( .)

As imagens mostram diversos homens, aparentemente armados, descendo pela lateral de um túnel e abordando dois carros.

Nas imagens, é possível ver a logomarca do aplicativo Kwai e o nome do usuário que teria publicado originalmente o vídeo, “@DA12OFICIALL”.

Uma pesquisa no perfil desse usuário no Kwai não localizou o mesmo vídeo, e sim um outro contendo um trecho semelhante, com a legenda: “Olha o que vem por aí”.

No Instagram, o mesmo usuário @da12oficiall, publicou outra filmagem bastante semelhante ao vídeo viralizado. “Aguardem mais uma adrenalina do portal da realidade #viral #netflix #riodejaneiro”, diz a legenda.

Ver esta publicación en Instagram

Una publicación compartida de ℂ (@da12oficiall)

Nesse vídeo, é possível ver com mais nitidez que a cena é acompanhada por um homem segurando uma câmera, que ao final da gravação é visto ajoelhado no pavimento registrando os momentos.

O Portal da Realidade, citado na legenda, é uma plataforma de vídeos que produz diversos conteúdos em formato de webséries.

Em conversa com o AFP Checamos em 15 de fevereiro, o Portal da Realidade confirmou que o perfil “@da12oficiall” pertence a um integrante do grupo e explicou que o Rio de Janeiro foi citado na legenda de sua publicação porque eles têm uma parceria com o canal carioca “AMASSAERREJOTA”.

No canal do Portal da Realidade no YouTube é possível ver que a cena viralizada nas redes sociais faz parte do sexto episódio da websérie “Corrupção dentro da Favela”. O episódio estreia neste dia 15 de fevereiro.

Além disso, tampouco é verdade que o local retratado seria o Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro. Em uma das filmagens semelhantes, publicada em 12 de fevereiro, pelo “Portal da Realidade” no YouTube, o canal especifica que a cena foi gravada no “túnel da Luis eduardo Magalhães”.

Por meio da ferramenta Street View, do Google Maps, é possível comprovar que as imagens de fato foram feitas em Salvador, em frente ao Túnel Luís Eduardo Magalhães:

A gravação também foi registrada pela emissora SBT, em uma reportagem datada de 13 de fevereiro de 2023 com o título: “Motoristas ficam assustados após encenação de roubo em Salvador (BA) | Primeiro Impacto (13/02/23)”.

“Quem passou pela Avenida Luís Eduardo Magalhães, na tarde deste domingo (12.fev), em Salvador, se assustou com atores que estavam armados na região, abordando quem passava pelo local. O grupo, chamado ‘Portal da Realidade’, realiza a gravação de cenas de criminalidade com o objetivo de conscientizar os jovens a não entrar no mundo do crime”, diz a legenda da reportagem publicada pelo SBT.

Na matéria do canal de notícias, um dos integrantes do “Portal da Realidade” afirma que a gravação teve apoio da Polícia Militar e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Por e-mail, a PM da Bahia afirmou que, “de acordo com informações da 23ª CIPM, [a cena viralizada] trata-se de uma gravação realizada por integrantes de um perfil em rede social que realizam a criação de conteúdos digitais”.

A Transalvador também confirmou ao AFP Checamos que, assim como a Polícia Militar, autorizou a realização da gravação no domingo, 12 de fevereiro, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, na capital baiana.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco