Vídeo da CNN é editado para insinuar que Americanas vai “fechar” por causa de Haddad
- Este artigo tem mais de dois anos.
- Publicado em 23 de janeiro de 2023 às 18:28
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Americanas fecha as portas. Americanas anuncia hoje seu fechamento no Brasil”, dizem publicações compartilhadas mais de 25 mil vezes no Twitter, no Facebook e no TikTok.
O texto é acompanhado por um vídeo em que se ouve a analista de economia da CNN, Thais Herédia, dizendo: “Anunciou ontem a noite que tá indo embora do Brasil, porque descobriu um rombo de 20 bilhões de reais no balanço da companhia. Esse anúncio foi feito quando o mercado já tinha fechado e pelo anúncio de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, com o primeiro pacote de medidas econômicas da sua pasta”.
Nos comentários das publicações, usuários associam a notícia a uma suposta tendência de fechamento de empresas após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Mais uma empresa fechando as portas agora é só fazer o L”, escreveu um deles.
Contudo, Herédia não estava noticiando o fechamento da Americanas, ou atribuindo a suposta decisão a Haddad.
Buscas por palavras-chaves no canal da CNN no YouTube permitiram encontrar o vídeo original e verificar que a gravação viralizada une dois momentos distintos.
No primeiro, entre 0:27 e 0:44, Herédia fala sobre o pedido de demissão do CEO da Americanas, Sérgio Rial, que após nove dias no cargo anunciou sua saída ao descobrir um rombo de R$ 20 bilhões na varejista brasileira.
“Não durou nem dez dias a presença de Sérgio Rial na presidência da empresa. Depois de ser celebrado pela sua chegada na varejista, Rial anunciou ontem à noite [11/12/2023] que está indo embora, porque descobriu um rombo de R$ 20 bilhões no balanço da companhia. Esse anúncio foi feito quando o mercado já tinha fechado”, diz a comentarista.
No segundo momento do mesmo vídeo, a partir do minuto 5:17, Herédia fala sobre as expectativas do mercado financeiro para 12 de janeiro de 2023, dia em que o programa foi ao ar.
“Além do caso da Americanas que vai provocar esse chacoalhão, esse terremoto no mercado acionário brasileiro, tem ainda a espera pelo CPI, o índice de inflação dos Estados Unidos, que sai agora às 10:30 da manhã, com a expectativa para a inflação do ano passado, e pelo anúncio de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, com o primeiro pacote de medidas econômicas da sua pasta”, completa a analista.
A parte em que a comentarista se refere a Haddad foi, portanto, recortada e acoplada ao fragmento em que ela fala sobre a Americanas para dar a entender que as medidas do ministro seriam uma das razões de a companhia estar passando por um mau momento financeiro.
Em 19 de janeiro de 2023, a Americanas entrou com um pedido de recuperação judicial, aceito pela Justiça do Rio de Janeiro no mesmo dia.
Em nota aos clientes em seu site, a Americanas informou que suas operações seguem funcionando normalmente.
“Somando os esforços do nosso time e das melhores soluções tecnológicas, vamos continuar dando acesso ao maior número de brasileiros e brasileiras às melhores ofertas, produtos e serviços”, comunicou a varejista.
O AFP Checamos já fez outra verificação que atribui o fechamento de uma empresa ao governo Lula.
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
