Donald Trump não estava concorrendo nas eleições de meio de mandato de 2022 nos EUA

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 9 de novembro de 2022 às 21:02
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
No momento em que os norte-americanos vão às urnas para eleger representantes para o Congresso, centenas de usuários alegam que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria ganhado as eleições de meio mandato. O republicano, no entanto, não estava concorrendo no pleito. A imagem que embasa as publicações refere-se, na verdade, a uma pesquisa feita pelo instituto YouGov sobre as eleições primárias do Partido Republicano para as presidenciais de 2024, que ainda não aconteceram.

“Donald Trump acaba de vencer juntamente com os republicanos nos Estados Unidos”, diz uma das publicações que circulam no Twitter (1, 2) e Facebook (1, 2).

As mensagens começaram a circular em 8 de novembro de 2022, data das eleições de meio mandato nos Estados Unidos. Elas são acompanhadas por uma captura de tela de um vídeo publicado no TikTok que mostra duas fotos de políticos com as respectivas porcentagens. Uma é do ex-presidente e republicano Donald Trump, que aparece com 45%, e a outra é do também republicano Ron DeSantis, com 36%.

Image
Captura de tela feita em 9 de novembro de 2022 de uma publicação no Twitter ( .)

A imagem também foi enviada ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar conteúdos vistos em redes sociais caso duvidem de sua veracidade.

Pesquisa sobre as primárias republicanas

Ao pesquisar o nome da conta que aparece na marca d'água da captura de tela das postagens virais, o AFP Checamos conseguiu encontrar o vídeo original, publicado em 20 de outubro de 2022 pelo perfil Political Polls – portanto, antes de começarem a ser divulgados os resultados das eleições de meio mandato dos Estados Unidos.

Além disso, no vídeo é possível ler o título “2024 GOP Primary”, o que indica que os números viralizados foram retirados de uma pesquisa sobre as primárias dos republicanos – eleição interna que determina quem será o candidato do partido à Presidência no próximo pleito.

Ron DeSantis, que foi reeleito governador da Flórida nestas eleições de meio mandato, de fato, deve concorrer com Donald Trump nas primárias do partido para 2024.

O vídeo mostra, também, dados como o nome do instituto (YouGov) e a data em que a pesquisa foi realizada (13 a 17 de outubro).

Image
Captura de tela feita em 9 de novembro de 2022 de um vídeo no TikTok ( .)

É possível identificar, ainda, o código “473 RV”, que indica o tipo de amostra usada pela pesquisa. Por meio desse código, o AFP Checamos conseguiu encontrar o levantamento no agregador do site de análise de dados FiveThirtyEight.

Trump não estava concorrendo a nenhum cargo nas eleições de meio mandato, apenas apoiando candidatos republicanos.

A contagem de votos ainda não terminou em alguns estados, mas esperava-se que o Partido Republicano tivesse uma vitória mais expressiva do que realmente aconteceu.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco