Não há registro de que o colombiano Petro tenha dito que "a riqueza pertence a quem necessita"

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 27 de junho de 2022 às 21:15
  • Atualizado em 27 de junho de 2022 às 21:27
  • 2 minutos de leitura
  • Por Valentín DÌAZ, AFP Equador, AFP Brasil
“A riqueza pertence a quem precisa, não a quem a cria”, teria declarado o presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, segundo postagens compartilhadas mais de 6.000 vezes em português e em espanhol nas redes sociais pelo menos desde 2018. No Brasil, as publicações começaram a circular em 23 de junho de 2022, dias depois da eleição de Petro. No entanto, não há registro de declaração semelhante do político, que negou tê-la feito.

“Novo Presidente da Colômbia És hijo de Pu....... mesmo!! Vc trabalha, cria a riqueza e depois tem que entregar a quem necessita”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2), Facebook e Instagram.

O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação.

Postagens semelhantes também circulam em espanhol desde 2018, e voltaram às redes em fevereiro passado, três meses antes das eleições presidenciais na Colômbia.

Image
Captura de tela feita em 27 de junho de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Um dos formatos em que circula a suposta fala parece ser uma notícia de jornal, mas não inclui elementos que permitam identificar o veículo de comunicação em que foi teria sido publicada ou a autoria do texto.

Uma pesquisa no Google usando as frases contidas na captura de tela não leva a qualquer notícia reproduzindo as supostas declarações de Petro, mas mostrou como resultado uma verificação do meio de comunicação local ColombiaCheck, de março de 2021, que também relata não ter encontrado registro dessas falas.

Uma busca avançada no perfil de Petro no Twitter por palavras-chave em espanhol como "riqueza", "criar" e "necessidade" não resultou em nenhum conteúdo semelhante. Nem com as palavras "essência", "inimigo" e "povo".

A equipe de checagem da AFP encontrou o registro mais antigo da imagem viral em uma publicação em espanhol no Facebook de 21 de maio de 2018, dias antes das eleições presidenciais daquele ano, nas quais Petro perdeu no segundo turno contra o atual presidente Iván Duque.

A AFP analisou os tuítes da conta de Petro arquivados em maio de 2018 nas plataformas Wayback Machine e Archive.fo, que permitem que versões salvas de sites ou publicações nas redes sociais sejam visualizadas mesmo depois de excluídas, e não encontrou nenhum relacionado às supostas declarações.

Procurado pela AFP em fevereiro de 2022, Petro afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as publicações virais são "falsas".

Em 16 de fevereiro de 2022, Petro também respondeu no Twitter ao empresário colombiano Mario Hernández, que havia compartilhado a captura de tela do suposto artigo três dias antes: "Don Mario, pela enésima vez, eu lhe digo, pare de me caluniar e distribuir propaganda falsa. Você pode ser muito rico, mas não pode varrer os direitos das pessoas".

O programa eleitoral de Petro, que venceu no segundo turno contra Hernández em 19 de junho de 2022, não inclui o que foi falado no conteúdo viralizado.

O AFP Checamos verificou outros conteúdos enganosos relacionados às eleições colombianas (1, 2). 

27 de junho de 2022 Altera metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco