Vídeo antigo de pessoas furtando botijões de gás no Chile circula como se fosse na Argentina
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 8 de junho de 2022 às 21:34
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O socialismo na Argentina deu certo! O gás é de graça para todos, basta ter um pouquinho de disposição pra ir buscar. Abra os olhos Brasileiros!”, diz uma das postagens no Twitter. O conteúdo circulou também no Facebook, Instagram e Kwai.
O vídeo, vinculado à alegação de que teria sido filmado na Argentina, circula desde 2021.
No entanto, buscas reversas por um dos trechos da sequência usando a ferramenta InVID We Verify* no Google levaram ao mesmo vídeo, publicado em 20 de outubro de 2019, com a legenda: “Gasco! #ChileEnCrisis #saqueo #gas”.
A palavra “Gasco”, citada na legenda, também pode ser vista na gravação, após 1 minuto e 26 segundos de vídeo, em um muro. O termo é o nome de uma empresa chilena de distribuição de gás.
Uma nova pesquisa, dessa vez pelos termos “gasco”, “Chile” e o número “2302”, que também aparece no muro visto na gravação, levaram ao endereço da companhia de gás em Santiago, localizada na Av. Eyzaguirre 2302, Puente Alto.
Usando o recurso Street View do Google Maps, é possível perceber que a localização coincide com o local exibido no vídeo:
O vídeo também foi localizado no YouTube, com data de 21 de outubro de 2019, intitulado “Roubo em gasco em Santiago do Chile”, com a legenda, em tradução livre do espanhol: “Pessoas que se aproveitam dos protestos roubam botijões de gás em uma filial da gasco”.
Em outubro de 2019, uma série de intensos protestos começou no Chile contra o governo do então presidente Sebastián Piñera. Inicialmente, as manifestações foram motivadas por um aumento na tarifa do metrô na capital Santiago, mas depois as reivindicações foram ampliadas e os manifestantes passaram a pedir mais políticas sociais, como reportado pela AFP à época:
Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.