Trem ligando Pará ao Maranhão opera há mais de 30 anos e não foi entregue no governo Bolsonaro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 13 de abril de 2022 às 16:06
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Mais uma obra entregue. Trem que liga o Pará ao Maranhão. Se você não compartilhar a imprensa também não. Bolsonaro 2022!!”, diz uma publicação no Twitter.
“BOLSONARO INAUGURA LINHA DE TREM DO PARÁ AO MARANHÃO”, diz outro usuário no Facebook. Conteúdo semelhante também circula no TikTok.
Nas imagens, um veículo é visto cruzando uma rua e, dentro dele, o presidente Jair Bolsonaro acena para apoiadores. Na parte da frente do transporte pode ser lida a inscrição “CBTU”.
Uma busca por esse termo junto às palavras-chave “inauguração” e “Bolsonaro”, levou a notícias sobre a conclusão da estação Cajupiranga de VLT, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, em 30 de março de 2022. O VLT é um sistema de transporte que mescla características do metrô e do ônibus convencional, normalmente utilizado em trajetos curtos.
Novas pesquisas por palavras-chave no Twitter e no YouTube levaram ao mesmo vídeo publicado nas redes sociais com referência ao contexto verdadeiro da obra.
O Ministério do Desenvolvimento Regional divulgou fotos da inauguração. É possível identificar nos vagões elementos comuns aos do vídeo viral, como a imagem com rostos de pessoas sobreposta ao veículo, assim como o vidro escuro em sua dianteira, seu teto branco e a faixa azul em formato de “U” em sua frente.
Na manhã de hoje (30), foi inaugurada a Estação Cajupiranga, na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Esta entrega, realizada pelo Governo Federal, por meio do MDR, marca a conclusão do primeiro trecho da Linha Branca da CBTU da Grande Nata pic.twitter.com/tycGnmkIw9
— Ministério do Desenvolvimento Regional (@mdregional_br) March 30, 2022
Em outra busca no Google pelos termos “ferrovia Pará Maranhão”, foram encontrados conteúdos sobre a Estrada de Ferro Carajás. Essa linha foi inaugurada, na verdade, em fevereiro de 1985, pela então estatal Vale do Rio Doce e conecta uma mina de minério de ferro na região de Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão.
Na ferrovia são transportados tanto cargas quanto passageiros, que só começaram a circular na linha em 1986. A obra foi inaugurada durante o mandato de José Sarney (1985-1990).
Procurada pelo AFP Checamos em 11 de abril de 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará confirmou que “o Governo Federal [de Bolsonaro] não construiu nenhuma ferrovia no Pará ligando o Estado ao Maranhão ou a qualquer outra localidade”.
Em sentido semelhante, a Secretaria de Infraestrutura do Maranhão informou desconhecer “a execução de obras ou serviços relacionados à construção” da suposta ferrovia, destacando que não consta “qualquer acordo de cooperação ou agenda relativa à inauguração” de uma eventual nova linha que conectasse os dois estados.