Não, a gravação é de uma manifestação semelhante realizada em maio
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 15 de agosto de 2019 às 22:27
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O 13 de Agosto no Rio. Candelária apinhada contra as reformas de Bozo e Guedes”, diz uma das publicações, replicada mais de 2 mil vezes no Twitter. O mesmo vídeo ilustra artigo intitulado “Vista aérea da Candelária lotada no tsunami da Educação de 13 de agosto”, compartilhado mais de mil vezes no Facebook, segundo a ferramenta CrowdTangle. Ambas as postagens já foram apagadas.
No dia 13 de agosto realmente houve uma manifestação pela educação no Rio de Janeiro. No entanto, uma busca reversa* mostra que o vídeo viralizado não foi filmado nesta ocasião.
A mesma gravação foi publicada no Facebook em 15 de maio pela unidade do Rio de Janeiro da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Procurada, a CUT Rio confirmou que o vídeo foi filmado a partir de sua sede na Avenida Presidente Vargas, durante aquela manifestação.
Imagens da AFP mostram que a avenida realmente estava lotada neste dia, quando centenas de milhares de pessoas foram às ruas pelo país em protesto contra o contingenciamento de verbas da educação anunciado no final de abril. Desde então, foram realizadas outras duas manifestações nacionais contra as medidas do governo para a área: em 30 de maio e 13 de agosto.
Essa última, no entanto, foi menor do que as manifestações de maio, segundo reportado por diversos veículos (1, 2, 3).
Além disso, o ato desta terça-feira no Rio de Janeiro não seguiu o percurso visto no vídeo, que mostra manifestantes andando da Igreja da Candelária à estação de metrô Central. Em 13 de agosto o ato partiu da mesma igreja, mas a caminho da sede da Petrobras, passando pela Avenida Rio Branco. Foto da AFP mostra manifestantes reunidos em frente ao prédio da estatal.
A equipe de checagem da AFP já verificou outra publicação que atribuía uma foto da manifestação de 15 de maio a outro protesto.
Em resumo, o vídeo viralizado realmente foi filmado em um ato contra o contingenciamento de verbas da educação, mas em 15 de maio, e não em 13 de agosto, como afirmam algumas publicações.
*Uma vez instalada a extensão InVid nos navegadores Chrome ou Firefox, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e o menu exibido permite pesquisar a foto em diversos motores de busca.