Na verdade, estes motociclistas carregavam toras nas Filipinas
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 18 de setembro de 2019 às 16:33
- Atualizado em 18 de setembro de 2019 às 18:01
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Essas motos entram na Floresta amazônica pela Bolívia, Peru e Venezuela. Somos roubados o tempo todo.... [sic]”, dizem as legendas das publicações, compartilhadas desde 11 de setembro deste ano no Facebook e Twitter.
Por meio do mecanismo de busca reversa*, a equipe verificação da AFP no Brasil encontrou o vídeo em matérias (1, 2) que atribuem a sua localização às Filipinas e com crédito ao site Newsflare, com sede no Reino Unido.
Nos artigos que acompanham há o seguinte texto, em tradução livre do inglês: “Estes motociclistas carregados de madeira recém-cortada ajudam os moradores a levá-la embora. Rose Boyles e sua família derrubaram as árvores enquanto limpavam o terreno perto de sua casa em Davao City, nas Filipinas, em 6 de agosto. Eles foram confrontados com a assustadora tarefa de carregar os troncos pesados à mão. Mas os motociclistas locais com suas motos ficaram felizes em ajudar. Os sete homens empilharam os enormes pedaços de madeira em ambos os lados de suas motocicletas enquanto rodavam pela floresta. Rose, que filmou a cena incomum, disse: ‘Estes motociclistas nos ajudaram em troca de arroz. É época de colheita e há muitas coisas que precisam ser feitas’”.
Por e-mail, o AFP Checamos entrou em contato com um jornalista da equipe do Newsflare para confirmar a informação, que respondeu: “O vídeo é da região de Davao, nas Filipinas. As pessoas estão falando filipino, especificamente o dialeto Visayas, do sul das Filipinas. O vídeo foi produzido exclusivamente por nosso parceiro de conteúdo. Só podemos supor que alguém esteja circulando isso fora de contexto”.
Em resumo, este vídeo não mostra pessoas entrando por Peru, Bolívia e Venezuela na Floresta Amazônica para “roubar” a madeira do Brasil. Na realidade, trata-se de um registro feita por uma filipina em Davao City depois de contar com a ajuda de motociclistas para retirar os enormes troncos de madeira do terreno que havia limpado perto de sua casa.
*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.
EDIT 18/09: Corrige erro ortográfico na palavra "casa" no 4º parágrafo