A imagem de um homem usando lenço com estampa de caveira em um assalto é de 2019
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de dezembro de 2020 às 19:53
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Ghost em Criciúma no modo saque espalhando dinheiro pelo mapa” e “isso foi ontem em Call of Duty Ghost Criciúma”, assinalam postagens no Facebook (1, 2, 3) e Twitter (1, 2), fazendo referência ao jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa “Call of Duty”.
A fotografia também circulou no Instagram (1, 2, 3), mas com uma legenda que seria como um apoio à ação na cidade catarinense: “Criciúma: 2 horas de assalto, 3 bancos estourados, 10 carros blindados, Snipers nos predios, 1 lanca missel, 800 mil jogados no chao pro povo, 0 mortos, Todos milionarios, E voce ai roubando moto de trabalhador que luta o ano todo pra conquistar pra passar final de ano ‘patrão’ e falando que é o crime”.
Na madrugada de 1º de dezembro, a cidade de Criciúma foi palco do que foi considerado o maior assalto em Santa Catarina. Um batalhão da Polícia Militar foi atacado com tiros e uma agência bancária foi roubada. Três dias depois, nove suspeitos de participarem da ação foram presos.
Uma busca reversa pela fotografia, contudo, mostrou que ela não foi registrada durante a ação criminosa.
Uma pesquisa pela origem da imagem mostrou que ela foi feita, na verdade, em 11 de dezembro de 2019 durante um ataque a uma agência bancária em Botucatu, no interior de São Paulo.
Em um vídeo publicado no canal do YouTube da emissora SBT é possível ver o momento em que o homem armado e com o rosto coberto passa diante da câmera de segurança. De acordo com informações publicadas pela imprensa, os assaltantes renderam moradores e trocaram tiros com a polícia.
Segundo a imprensa (1), os criminosos deixaram carros atravessados para bloquear uma das principais avenidas da cidade e próxima à agência bancária.
Uma busca no Google Maps por agências da Caixa Econômica Federal, alvo da ação, em Botucatu mostra apenas três endereços, um deles perto da Avenida Dom Lúcio, citada nas reportagens sobre o assalto.
Uma busca pela localização do vídeo leva à mesma avenida, por onde os reféns foram conduzidos pelos assaltantes. Uma comparação entre a sequência publicada no canal no YouTube do SBT e a vista da rua no Google Maps mostra os mesmos elementos nas imagens.
Em resumo, a imagem de um homem, usando um lenço que cobre o rosto com uma estampa de caveira, não foi registrada no grande roubo ocorrido na madrugada de 1º de dezembro em Criciúma, Santa Catarina. Na realidade, ela foi feita através de uma câmera de segurança durante um assalto em dezembro de 2019 em Botucatu, São Paulo.