O Guinness não registrou como a "maior do planeta" esta motociata pró-Bolsonaro

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma publicação contendo o vídeo de uma das motociatas a favor do presidente Jair Bolsonaro e a alegação de que o ato visto nas imagens entrou para o Guinness World Records como a “maior motociata do planeta” foi compartilhada mais de 2,8 mil vezes nas redes sociais neste mês de dezembro de 2021. Mas isso é falso. À AFP, a entidade confirmou não ter registrado qualquer recorde envolvendo o evento, realizado em 12 de junho de 2021 em São Paulo.

“Maior motociata do planeta que entrou para Guinness Book”, diz a legenda da publicação no Facebook, feita no último dia 23 de dezembro e compartilhada milhares de vezes.

A mesma gravação já havia circulado em junho de 2021 no Facebook, mas também no Instagram e no Twitter.

Captura de tela feita em 27 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Uma busca reversa no motor Yandex por fragmentos da sequência obtidos a partir da ferramenta InVID-WeVerify* levou ao mesmo vídeo publicado no Instagram em 10 de julho de 2021. Nos comentários, um dos usuários indicava: “Pessoal esse vídeo é da Motociata de SP”.

Uma pesquisa no Google pelos termos “motociata + Bolsonaro + São Paulo” levou a uma matéria do site Poder360 intitulada “Veja imagens do presidente Bolsonaro em ‘motociata’ em São Paulo”, com uma série de vídeos, e, entre eles, uma gravação igual à que circula nas redes.

Nas contas do presidente Jair Bolsonaro no Facebook e Instagram também é possível ver a mesma sequência, indicando ter sido registrada em São Paulo, que viralizou nas redes sociais com a alegação de que o evento em questão teria sido eleito o “maior do planeta” pelo “Guinness Book”.

De fato, em 12 de junho de 2021, houve um passeio de moto de apoiadores de Bolsonaro em São Paulo, que contou com a presença do mandatário. 

O presidente Jair Bolsonaro gesticula enquanto participa de um evento de motocicletas com apoiadores em São Paulo, em 12 de junho de 2021 ( AFP / Miguel Schincariol)

O AFP Checamos já verificou uma alegação semelhante próximo à data da motociata que dizia que 1.324.523 motos haviam participado do evento.

Recorde mundial?

Uma consulta ao site do Guinness World Records em 27 de dezembro de 2021 não localizou qualquer menção ao passeio de moto pró-Bolsonaro em São Paulo, ou mesmo a um recorde de “maior motociata do mundo”.

Entre os recordes registrados pela entidade há apenas passeatas de tipos específicos de motos, como a maior parada com motos Harley Davidson, o maior evento de motos militares ou automáticas.

Procurada pela AFP em junho de 2021, a assessoria de imprensa do Guinness confirmou que não registrou qualquer recorde envolvendo o passeio de moto realizado em São Paulo no dia 12 daquele mês.

Em nota enviada em 14 de junho, uma porta-voz da organização afirmou que o Guinness não aceita “inscrições de recordes que considera ter motivações políticas”.

“Como esse evento teve motivação política, não autorizamos nenhum uso do nosso nome, plataforma, ou serviços”, acrescentou.

Para que um recorde seja registrado, o prazo para a análise inicial de uma inscrição é de 12 semanas. Isso pode ser agilizado mediante o pagamento de uma taxa de até 1.000 dólares, o que levaria cinco dias úteis.

Em termos numéricos, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) estimou que cerca de 12 mil motos participaram do ato.

À AFP, o órgão indicou, também em junho de 2021, que o cálculo é feito com base em “recursos de mapas e georreferenciamento, baseadas nas imagens aéreas, que determinam a extensão principal da manifestação, bem como as ocupações em ruas adjacentes”.

*Uma vez instalada a extensão InVID-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.