O emir de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, em Riad, em 10 de dezembro de 2019 ( AFP / Fayez Nureldine)

Não há registro do emir de Dubai, Mohammed bin Rashid, dizendo que seu bisneto andará a camelo

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Mais de 155 mil usuários compartilharam desde janeiro de 2021 uma declaração atribuída ao emir de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, em que ele fala do futuro de seu país e diz que seu bisneto “vai ter que andar de camelo novamente”. Em seguida, ele supostamente reflete sobre como os tempos fáceis “criam homens fracos” e conclui pedindo que criem “guerreiros, não parasitas”. Mas não há registro de que o governante do emirado tenha dito essas palavras, que também foram atribuídas ao seu pai, Rashid bin Saeed Al Maktoum. A declaração mistura frases de um romance de 2016 e uma citação atribuída a um político saudita.

“Eles perguntaram ao fundador de Dubai, * Sheikh Rashid, * sobre o futuro de seu país, e ele respondeu: ‘Meu avô andava de camelo, meu pai andava de camelo, eu andava de Mercedes, meu filho andava de Land Rover e meu neto vai andar de Land Rover, mas meu bisneto vai ter que andar de camelo novamente”, começam as postagens no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2), que circularam amplamente em 2021, mas que têm registro desde 2019.

A declaração continua: “‘Tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis.’ Muitos não vão entender, mas você tem que criar guerreiros, não parasitas’”.

Captura de tela feita em 4 de novembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

No Instagram (1, 2, 3), por sua vez, as alegações viralizadas não mencionam o trecho da suposta fala do xeque sobre “guerreiros e parasitas”.

Em outubro de 2015, um usuário do Facebook atribuiu uma frase semelhante a Rashid bin Saeed Al Maktoum, pai de Mohammed bin Rashid.

As declarações atribuídas ao xeque e emir de Dubai também foram compartilhadas em inglês, em postagens que indicam terem sido dadas em uma entrevista “exclusiva” para a emissora britânica BBC, e em espanhol, no qual um vídeo, com a mesma mensagem, assinalava que a fala havia sido feita em uma entrevista em 2014.

De acordo com o vídeo compartilhado em espanhol, o “primeiro-ministro de Dubai Sheikh Rashid” respondia sobre o futuro de seu país “em uma entrevista” com as palavras sobre seu bisneto. 

Misturando imagens da cidade-Estado de Dubai e do próprio xeque sendo entrevistado, a voz de fundo afirma que a entrevistadora, “muito confusa, perguntou a ele” sobre a afirmação e, então, o dirigente fez o discurso sobre homens fortes e fracos, “guerreiros e parasitas”

O xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum é vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e governa em Dubai, um dos sete emirados. Ele é multimilionário e é dono da equipe Godolphin, de cavalos de corrida. 

Mohammed bin Rashid Al Maktoum está há meses envolvido em uma batalha legal com a princesa Haya, sua sexta esposa, que fugiu do emirado em 2019, enquanto sua filha Latifa segue sem ser vista em público desde 2018, quando tentou escapar da cidade-Estado.

Além disso, Dubai é um importante centro regional e destino de milhões de turistas, que, em 2021, podem visitar a Expo 2020, adiada devido à pandemia de covid-19.

Sem registro de declarações similares do xeque

Seguindo alguns dos detalhes fornecidos nas publicações viralizadas, Mohammed bin Rashid Al Maktoum concedeu uma entrevista à BBC em 2014. Essas imagens aparecem no vídeo que resume as supostas declarações do emir. 

Nessa mesma entrevista, ele foi questionado sobre a situação dos direitos humanos na cidade-Estado, assim como sobre um escândalo de doping de um cavalo e a saída de Dubai de uma crise de dívida.

Embora tenha sido questionado sobre a sua “visão para o futuro” de Dubai, o xeque não proferiu as palavras que lhe foram atribuídas. Ele disse que não podia ver o futuro, mas queria que Dubai fosse “o número um”

“Mas se você diz agora, daqui a 20 anos, se ainda estivermos vivos, não consigo ver para onde vamos... Minha visão é que Dubai seja o número um e a nação mais feliz. Tudo nesse caminho. Você sabe que queremos ser o número um”, comentou.

Além disso, as declarações que circulam nas redes sociais misturam frases de um romance de 2016 e de um político saudita, de acordo com um dicionário de citações importantes. 

“Tempos difíceis criam homens fortes, os homens fortes criam tempos fáceis. Os tempos fáceis criam homens fracos, os homens fracos criam tempos difíceis”: essa frase, na realidade, aparece no romance “Those who remain”, de G. Michael Hopf, o qual o AFP Checamos não encontrou na versão traduzida para o português. 

A citação sobre camelos, Mercedes e Land Rover também já foi atribuída ao político saudita Ahmed Zaki Yamani neste dicionário Oxford Reference.

Tradução e adaptação