O vídeo de uma rua com estabelecimentos destruídos foi feito na Colômbia, não na Venezuela

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 28 de outubro de 2021 às 16:56
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma sequência que mostra uma rua com os estabelecimentos aparentemente incendiados, destruídos ou fechados, e com lixo espalhado pela rua, foi compartilhada mais de 400 vezes nas redes sociais desde o último 30 de setembro com a alegação de que mostra a situação na Venezuela. Mas isso é falso. O vídeo foi gravado na cidade de Cali, na Colômbia, durante protestos e greves ocorridos em maio de 2021.

“VENEZUELA DESTRUÍDA PELO COMUNISMO” e “Da prosperidade ao caos em duas décadas, essa é a Venezuela… Vamos permitir isso no Brasil!?!? #BolsonaroAte2026”, indicam as legendas das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2).

As postagens mostram um vídeo - cujas versões variam de 45 segundos a pouco mais de dois minutos de duração - no qual ouvem-se dois homens conversando ao fundo, em espanhol, enquanto observam um terceiro chorando, vestido de branco e segurando um lenço da mesma cor: “Incrível. No mínimo esse é o dono. Que droga”, diz um deles. Ao que o outro responde: “Também, como vão abrigar os ESMAD? (...) O ESMAD está reprimindo o povo”.

Image
Captura de tela feita em 25 de outubro de 2021 de uma publicação no Twitter ( . / )

Um indício de que esse vídeo não teria sido gravado na Venezuela é que o ESMAD, mencionado anteriormente, é uma força da polícia colombiana, cuja sigla significa Esquadrão Móvel Antidistúrbios e que tem por função controlar multidões e bloqueios que ocorram na zona urbana ou rural do país.

Além disso, na sequência viralizada também pode-se ver a bandeira da Colômbia presa em cima de um carro (1).

E, de fato, a gravação não foi feita na Venezuela, e sim na cidade colombiana de Cali.

Protestos e greves em Cali

Uma busca reversa por capturas de tela do vídeo obtidas por meio da ferramenta InVid-WeVerify* levou a matérias (1, 2) publicadas em 4 de maio de 2021 pela imprensa que apontam que o episódio aconteceu na Colômbia.

No título de um dos artigos é mencionada a presença do mesmo homem chorando: “Desolador! Homem caiu aos prantos por incêndio em hotel de Cali”. O texto indica que houve uma explosão no “Hotel La Luna, ao que parece, provocada por um grupo de cidadãos que viu que no local estavam hospedados integrantes do Esquadrão Móvel Antidistúrbios”.

De acordo com uma reportagem do site colombiano El Tiempo, o homem visto chorando trabalhava no hotel incendiado.

Uma pesquisa no Google Maps por essa hospedagem mostrou que ela fica em Cali, no Vale do Cauca.

Uma comparação usando as capturas de tela de dois momentos do vídeo permite localizá-lo, de fato, em Cali a partir da identificação de alguns estabelecimentos comerciais: 

Image
Comparação feita em 27 de outubro de 2021 entre o vídeo viralizado (E) e as imagens do Google Maps ( . / )

Em 4 de maio de 2021, quando os meios de comunicação colombianos noticiavam o caso do Hotel La Luna, o presidente Iván Duque havia mobilizado militares nas ruas das principais cidades para controlar as manifestações em rejeição à reforma tributária. 

A cidade de Cali, onde os vídeos viralizados foram efetivamente gravados, se tornou o epicentro da violência dos protestos e greves ocorridos no país.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco