
É montagem foto de faixa “Fora Bolsonaro, o resto é tudo ladrão” em ato de 2 de outubro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de outubro de 2021 às 20:34
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha o q diz a placa… ForaBolsonaro, o resto é tudo ladrão!! É isso… tirando o Bolsonaro só sobra ladrão!!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2, 3).
A legenda acompanha uma imagem em que manifestantes seguram uma faixa que parece dizer: “Bloco Tricolor Antifa pelo fim do genocídio. Fora Bolsonaro, o resto é tudo ladrão”. O grupo citado é composto por torcedores do São Paulo FC.

No último dia 2 de outubro, manifestantes foram às ruas nas principais cidades do Brasil para exigir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, em atos convocados por movimentos de esquerda.
A foto compartilhada nas redes não mostra, contudo, um cartaz fotografado em um desses protestos.
Faixa editada
Uma busca no Google pelas palavras-chave “Bloco Tricolor Antifa” e “Bolsonaro” leva a uma reportagem do portal de notícias G1 sobre a manifestação anti-Bolsonaro realizada na Avenida Paulista, em São Paulo.
O texto é ilustrado com diversas fotos do ato de 2 de outubro, incluindo um registro muito semelhante ao compartilhado nas redes. Todos os elementos das duas imagens coincidem, com exceção da frase com destaque no cartaz. Na imagem publicada pelo site, com crédito à equipe do G1 em São Paulo, a faixa diz apenas “Fora Bolsonaro”.

A foto do G1 foi difundida antes da imagem viralizada. A reportagem foi publicada às 14h04 de 2 de outubro, enquanto o registro mais antigo da foto com a frase “Fora Bolsonaro, o resto é tudo ladrão” foi encontrado em publicação de 18h18 do mesmo dia.
Nas suas redes, o grupo Bloco Tricolor Antifa publicou outras fotos e vídeos nos quais é possível ver que a faixa que levantavam realmente dizia apenas “Fora Bolsonaro”.
Fora Bolsonazi genocida!!!#BolsonaroNaCadeia#BolsonaroGenocidapic.twitter.com/iFGiskfyHS
— Bloco Tricolor Antifa (@antifablocospfc) October 2, 2021
Em publicação no Facebook em 3 de outubro, o grupo se pronunciou sobre a montagem, confirmando que a foto original foi feita por um jornalista do G1. “Essa bolsonarista adulterou a foto do Bloco tirada do G1 e essa foto adulterada tem mais de 2000 compartilhamentos ! Estamos tomando as providências jurídicas”, escreveu a organização.
O AFP Checamos já verificou outra imagem incorretamente atribuída a um dos atos de 2 de outubro de 2021.