Não há registro de que Keanu Reeves tenha dito frase sobre “pessoas emocionalmente fracas”

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Publicações que atribuem ao ator Keanu Reeves uma frase sobre essa geração ser de “pessoas emocionalmente fracas”, fazendo com que tudo tenha que ser “abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade”, circulam pelo menos desde junho de 2017, somando mais de 1 milhão de interações nas redes sociais. Contudo, o AFP Checamos não encontrou evidências que demonstrem que as palavras foram ditas por Reeves, e a mesma frase circulou anteriormente sem qualquer atribuição ao ator. 

“Nós vivemos numa geração de pessoas emocionalmente fracas. Tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade - Keanu Reeves”, dizem as publicações, compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Instagram (1, 2, 3) junto a uma foto do ator.

No Twitter, a frase circulou majoritariamente em formato textual (1, 2, 3).

Conteúdo similar foi compartilhado em inglês, em espanhol e em italiano.

Captura de tela feita em 24 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

As palavras são atribuídas ao protagonista do filme “Matrix” ao menos desde junho de 2017. Uma busca na ferramenta CrowdTangle mostra, contudo, que o conteúdo continua sendo amplamente compartilhado em 2021, com mais de 400 mil interações nas redes sociais neste ano.   

Frase em inglês

Uma pesquisa pela frase traduzida para o inglês mostrou que, nesse idioma, o conteúdo circulou ao menos dois anos antes, no Twitter, e aproximadamente um ano antes, no Facebook (1, 2, 3). As publicações, no entanto, não faziam qualquer menção ao ator.

Em uma das postagens é possível identificar a inscrição “whisper” no canto inferior da imagem. Uma busca por parte da frase em inglês junto a esse termo levou a uma postagem na plataforma de mesmo nome, em que usuários podem compartilhar mensagens de forma anônima.

A publicação, que tem a frase escrita em inglês sobreposta a uma imagem de fundo com árvores em meio à neblina, também não faz menção ao ator.

O aplicativo móvel da Whisper informa que a publicação foi compartilhada a partir de Rowlett, no Texas, há 6 anos - o que corresponderia a 2015, o registro mais antigo encontrado. Mensagens similares, com a mesma frase, foram publicadas nos anos seguintes na plataforma (1, 2, 3). 

Capturas de tela de uma publicação no aplicativo Whisper de seis anos atrás (esq.) e de outras publicações similares posteriores ( . / )

Mais atores e personagens

A versão em inglês da frase viralizada circula ilustrada pela imagem de outras personalidades. Tommy Lee Jones, protagonista da saga “MIB - Homens de Preto”, aparece em publicações no Facebook, e o ator Sam Elliot, de “Matador de Aluguel”, estampa a mensagem em um site de memes.

O ator Gene Wilder também foi contemplado nas publicações, caracterizado como Willy Wonka, de “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, assim como Hugo Weaving, que interpreta V, no filme “V de Vingança”.

Uma busca pelas frases associadas aos personagens também não levou a nenhum registro de que essa seja a origem das falas. 

Sem evidências 

Uma pesquisa no Google com palavras-chave em português e em inglês não mostrou evidências de que a frase tenha sido dita por Reeves em entrevistas à imprensa ou em declarações públicas.

A AFP não encontrou nenhum perfil oficial de Keanu Reeves nas redes sociais.

O Checamos entrou em contato com a Rogers & Cowan PMK, agência que representa o ator, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Não é a primeira vez que a autoria de uma frase que circula nas redes sociais é atribuída a Keanu Reeves. Em outras ocasiões, sua imagem foi inserida em uma montagem ou tirada de contexto para simular uma situação diferente da realidade. Essas alegações foram checadas pela AFP (1, 2, 3).