
A imagem da bandeira talibã içada no palácio presidencial de Cabul é uma montagem
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de agosto de 2021 às 18:21
- Atualizado em 18 de agosto de 2021 às 16:55
- 2 minutos de leitura
- Por Sonia GONZALEZ, AFP Brasil, AFP Espanha
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Afeganistão, Cabul: bandeira do Talibã hasteada no palácio presidencial”, indicam as legendas das publicações contendo a imagem, compartilhadas dezenas de vezes no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2).
A fotografia também circulou em vários outros idiomas, como espanhol, inglês e italiano.

Uma busca reversa pela imagem no Google levou a este tuíte publicado em abril de 2020.
Vários elementos da cena, como o ângulo em que foi registrada, a disposição das luzes, da árvore e do carro à direita, coincidem com os da imagem viralizada nas redes sociais. No entanto, a bandeira vista no topo da torre e ao longo do caminho que leva até a sua entrada não é a mesma.
Na foto publicada no Twitter em 2020 vê-se a bandeira afegã, não a do movimento islamita. A imagem, além disso, foi cortada.
Esse é o registro mais antigo da fotografia localizado pelo Checamos.

Uma segunda busca reversa pela imagem, por sua vez, levou a um vídeo anterior, datado de 8 de março de 2020, no qual também são vistos os mesmos elementos, mas em um plano menor, bem como a bandeira do Afeganistão tremulando.
دا بیراغ دې تل رپانده وي! pic.twitter.com/7w2pdgYTVs
— Abidullah Graan (@Abid_Graan) March 8, 2020
O edifício visto nas fotos virais realmente é o palácio presidencial do Afeganistão, localizado em Cabul, como mostra essa fotografia da AFP - tirada um dia após a publicação do tuíte com o vídeo, quando Ashraf Ghani tomou posse como presidente do país.
Em 9 de março de 2020, seu principal adversário, Abdulah Abdulah, também se declarou presidente do Afeganistão, afundando o país em uma crise no momento em que se preparava para realizar negociações de paz com os talibãs.
Depois de uma ofensiva relâmpago de três meses, os talibãs tomaram o poder de grande parte do território afegão. No domingo, 15 de agosto, eles entraram no palácio de governo em Cabul e declararam “vitória” horas depois do presidente Ashraf Ghani deixar o país.
16 de agosto de 2021 Corrige a tipografia no primeiro parágrafo. Adiciona metadados.