A foto de manifestante em pé sobre carro de polícia é anterior ao protesto crítico a Bolsonaro

Copyright AFP 2017-2020. All rights reserved.

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais desde o início de junho sugerem que uma foto de um homem em pé sobre uma viatura policial foi tirada no último dia 31 de maio, durante o protesto realizado em São Paulo contra o presidente Jair Bolsonaro e a favor da democracia. A imagem data, no entanto, de outubro de 2013 e foi feita em uma manifestação em apoio à greve de professores realizada naquele ano.

“Estes são os patriotas da esquerda, esta é a bandeira de seu país. Manifestação na Av. Paulista contra o Presidente Bolsonaro, precisa falar mais?”, dizem publicações (1, 2, 3), compartilhadas mais de 400 vezes no Facebook desde o último dia 1º de junho.

Um dia antes, em 31 de maio, cerca de 500 manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro cruzaram a Avenida Paulista com faixas em favor da democracia e contra o fascismo. O ato terminou em confronto com partidários do presidente. A polícia interviu disparando bombas de gás lacrimogêneo. 

Captura de tela feita em 2 de junho de 2020 mostra foto publicada no Facebook

A imagem também ilustra outras postagens, compartilhadas mais de 7 mil vezes no Facebook (1, 2, 3), Twitter e Instagram, que mencionam as bandeiras defendidas no ato de 31 de maio sem fazer referência direta ao protesto.

“Alguém poderia me responder se isso realmente é patriotismo? São esses os mesmos que se dizem a favor da democracia ? São verdadeiros bandidos e vândalos !!!”, dizem as publicações.

A foto viralizada é, contudo, muito anterior à manifestação realizada no último mês de maio.

Uma busca no Google por registros dessa imagem mostra que ela foi publicada em um blog em 8 de outubro de 2013.

Com base nesta informação, uma segunda pesquisa no buscador pelas palavras-chave “viatura policial” e “depredada”, filtrando os resultados para conteúdos publicados apenas em outubro de 2013, permite localizar a imagem no banco de fotos do jornal Folha de S.Paulo.

Como detalha a Folha, a imagem foi feita pelo fotógrafo Alexandre Moreira em 7 de outubro de 2013, em um ato “em apoio aos estudantes que invadiram a reitoria da USP [Universidade de São Paulo] na semana anterior “e aos professores em greve no Rio de Janeiro”

Captura de tela feita em 2 de junho de 2020 mostra foto viralizada publicada pela Folha de S.Paulo em 7 de outubro de 2013

O momento em que a viatura foi tombada foi registrado em vídeo pela TV Globo e em fotos por diversos outros veículos (1, 2).

Em outubro daquele ano, os professores municipais do Rio de Janeiro iniciavam o terceiro mês de greve reivindicando melhorias na carreira e nos salários. Na USP, estudantes haviam ocupado a reitoria pedindo “medidas mais democráticas na eleição para reitor”.

A equipe de checagem da AFP já verificou outra imagem incorretamente atribuída ao ato de 31 de maio.

Em resumo, é falso que a imagem viralizada mostre uma viatura policial depredada durante o protesto realizado no último domingo a favor da democracia e contra o presidente Jair Bolsonaro. A imagem data de outubro de 2013, mais de 6 anos antes do ato em questão.

AFP Brasil