A foto de cangurus abraçados é de 2009, não dos atuais incêndios da Austrália

Uma imagem de dois pequenos cangurus abraçados foi compartilhada mais de 75 mil vezes no Facebook, descrita como um símbolo dos incêndios florestais que assolam a Austrália desde setembro de 2019. No entanto, o momento foi capturado há mais de dez anos.

“Essa imagem resume o que está acontecendo na Austrália, animais com muito medo”, diz o texto que se repete em múltiplas publicações no Facebook (1, 2, 3), Instagram (1, 2,) e Twitter (1, 2) desde o último dia 4 de janeiro.

A foto foi compartilhada com a mesma alegação também em espanhol e inglês

Image
Captura de tela feita em 16 de janeiro de 2020 mostra foto publicada no Facebook

Nos comentários, usuários torcem para que chova na Austrália e pedem medidas para retirar pessoas e animais das zonas de risco. A imagem não mostra, porém, animais afetados pelos atuais fogos australianos.

Uma pesquisa por registros anteriores da imagem no buscador russo Yandex leva a uma página da Museums Victoria. Esta organização administra três dos principais museus públicos da Austrália. No site, a instituição indica que a foto se chama “Cooper & Merlot” e que foi tirada por Stella Reid. 

O Museums Victoria também informa que a imagem foi feita durante os eventos conhecidos como “Black Saturday bushfires” (“Incêndios do Sábado Negro”, em tradução livre), que afetaram o estado australiano de Vitória em 2009.

Stella Reid é fotógrafa e também administra a propriedade Wildhaven, que se dedica ao resgate, transporte e cuidado de animais no país. Durante os incêndios de 2009, o prédio da Wildhaven foi destruído pelo fogo. No perfil de Reid no Flickr, é possível encontrar imagens do trabalho de reconstrução iniciado após o incidente.

Entre as fotos, há um álbum dedicado aos filhotes de canguru que ficaram órfãos após os incêndios, incluindo a imagem viralizada em 2020 - uma das muitas protagonizadas pelos pequenos marsupiais chamados Merlot e Cooper. A foto foi feita em 28 de outubro de 2009. 

Image
Captura de tela feita em 13 de janeiro de 2020 mostra foto publicada no Flickr em 2009

A descrição do álbum indica: “A Wildhaven é onde cuidamos de animais selvagens australianos órfãos. Os filhotes de canguru são órfãos e também podem ser órfãos feridos. O filhotes ficam conosco por cerca de 2 anos”.

Contactada pela equipe de checagem da AFP, Stella Reid forneceu mais informações sobre a imagem. “Cooper e Merlot foram os primeiros bebês que ficaram sob meus cuidados, uma semana após o Sábado Negro”, disse por e-mail. A fotógrafa afirmou que também cuida de coalas e disse que os animais “não destroem a Terra, vivem em harmonia com ela”.

Segundo levantamento da Universidade de Sydney, cerca de 1 bilhão de animais morreram durante os incêndios florestais que afetam a Austrália desde setembro de 2019. Este número inclui mamíferos, aves e répteis, mas não insetos e invertebrados.

O fogo também deixou ao menos 27 pessoas mortas, mais de dez milhões de hectares foram queimados, e mais de 2.000 casas, destruídas.

Em resumo, é enganoso afirmar que a imagem dos dois cangurus abraçados resume a situação vivida na Austrália desde setembro de 2019, uma vez que a foto foi feita há mais de dez anos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco