O grupo musical visto na gravação não estava xingando Lula, mas cantando em francês

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 9 de dezembro de 2021 às 19:39
  • Atualizado em 10 de dezembro de 2021 às 16:43
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Publicações nas redes sociais contendo um vídeo do ex-presidente Lula com a alegação de que ele foi chamado de “filha da puta” por um grupo musical em sua viagem a Paris foram compartilhadas mais de 29 mil vezes ao menos desde o último dia 8 de dezembro. Isso é falso. A sequência, registrada em 16 de novembro de 2021, foi feita no instituto de educação superior parisiense Sciences Po e o conjunto “Batuka Sciences Po” cantava, em francês, “C'est la batuka / Sciences Po Paris”.

“Deu ruim pro cachaceiro. Achou que ia ser homenageado na Europa” e “Ex Presidiário recebe homenagem desagradável e sai frustrado!”, dizem as legendas de publicações viralizadas no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2, 3), no Twitter (1, 2, 3) e no YouTube (1), acompanhadas do vídeo em que Lula é supostamente xingado.

Na sequência há as seguintes frases sobrepostas às imagens, na parte de baixo da tela, na intenção de descrever o que está sendo visto: “atenção para o grupo da batucada”, “filha da puta”, “pensou… pensou…” e “retirou-se decepcionado”.

Image
Captura de tela feita em 9 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( .)

As publicações afirmam que o conjunto musical teria xingado o ex-presidente, que governou o Brasil de 2003 a 2010, enquanto ele assistia a apresentação. Posteriormente, em reação a isso, Lula teria saído.

Mas essa é uma transcrição enganosa do que é dito no vídeo.

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Lula + samba + recepção” levou ao perfil da universidade Sciences Po no Twitter, que mencionava a chegada do ex-mandatário à instituição e a apresentação do “Batuka Sciences Po”.

No perfil do grupo musical no Instagram, inclusive, pode-se encontrar o vídeo da apresentação completa.

Uma jornalista francesa da equipe de checagem da AFP assistiu à sequência e identificou que o conjunto não xingava o ex-presidente, mas sim dizia “C'est la batuka / Sciences Po Paris”. O trecho em questão pode ser visto aos 2 minutos e 17 segundos do vídeo original.

Os dizeres “C'est la batuka / Sciences Po Paris” são frequentemente entoados pelo grupo, que inclusive as utiliza na descrição em seu Instagram, e o mesmo canto foi identificado em em outras apresentações (1, 2).

Image
Captura de tela feita em 9 de dezembro de 2021 do perfil do Batuka Sciences Po Paris no Instagram ( .)

Um usuário do Instagram perguntou o que eles estavam falando no vídeo, ao indicar que o mesmo estava circulando em português com legendas com xingamentos ao ex-presidente, ao que o perfil do grupo musical respondeu, em inglês: “Isso é ‘fake news’. Estamos apenas falando ‘c’est la batuka’, que significa ‘é a batuka’, o nome da nossa batucada”.

Em 16 de novembro de 2021, Lula foi à instituição parisiense dar uma palestra com o tema “Qual o lugar do Brasil no mundo de amanhã?” (1, 2).

O vídeo que viralizou legendado incorretamente, com menos de dois minutos de duração, pode ser encontrado no perfil de Lula no Twitter com a descrição “Chegada de Lula no Instituto Sciences Po em Paris”.

10 de dezembro de 2021 Atualiza com explicação do grupo Batuka Sciences Po em um comentário no Instagram

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco