História do goleiro Sam Bartram e do nevoeiro é verídica, mas a foto é de outro jogador em 1954
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de setembro de 2021 às 15:00
- 2 minutos de leitura
- Por Natalia SANGUINO, AFP Espanha, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Quando você tiver um dia ruim, lembre de Sam Bartram, o goleiro que em 1937 passou 15 minutos em seu gol sem perceber que a partida tinha sido suspensa por causa da neblina”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2) e no Twitter (1, 2).
A anedota e a foto também circulam desde 2017 em espanhol e inglês.
A história é verídica
Uma pesquisa pelas palavras-chave "sam bartram + 1937" levou a informações sobre o ocorrido em vários meios de comunicação. Alguns artigos (1, 2, 3) compartilham a história com a imagem viral. A anedota também foi lembrada em uma coluna do jornal britânico The Guardian.
O clube inglês Charlton Athletic, pelo qual Bartram jogava na partida nebulosa, confirmou por e-mail à equipe de verificação da AFP a veracidade da história viralizada: "É totalmente verdadeira".
Segundo a assessoria de imprensa do clube, no dia 25 de dezembro de 1937, após o pontapé inicial, o nevoeiro se adensou, causando uma primeira paralisação do jogo, que foi retomado posteriormente. Então a névoa se tornou mais espessa e o silêncio aumentou, mas Bartram permaneceu no gol.
Muito tempo depois, “uma figura emergiu da cortina de névoa à minha frente. Era um policial e me olhou incrédulo. 'O que diabos você está fazendo aqui?', disse”, segundo a autobiografia de Bartram, citada pelo clube inglês. "O jogo está suspenso há 15 minutos, o campo está completamente vazio", avisou o agente ao goleiro. A AFP não conseguiu encontrar uma cópia digitalizada ou fragmentos da autobiografia mencionada.
Este vídeo resume a trajetória de Bartram e relembra o incidente com a névoa, embora esclareça (minuto 1:40) que o jogador de futebol que aparece na imagem não é Bartram, mas Jack Kelsey.
A foto não é de Bartram nem de 1937
Em outra busca por palavras-chave (“jack kelsey + arsenal + névoa”), a AFP encontrou a imagem viralizada em uma galeria de fotos do jornal The Guardian, onde a legenda diz: “2 de janeiro de 1954: O goleiro do Arsenal Jack Kelsey tenta enxergar através da névoa, em busca da bola. O nevoeiro estava tão denso que o jogo foi cancelado”. A imagem também aparece no catálogo internacional da Getty Images.
Ambas as fontes creditam a imagem à agência britânica The Press Association, em cuja página é possível encontrar a fotografia de Kelsey com a mesma legenda usada pelo jornal britânico.