O vídeo de uma grande manifestação foi gravado no Haiti em 2019, não em Cuba
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de julho de 2021 às 19:04
- 3 minutos de leitura
- Por Juan Ignacio BERRO, AFP Uruguai, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"Cidade de CAMAGÜEY CUBA. Cuba libre!!! #SOSCubaLibre", diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2) e no Twitter (1, 2).
O conteúdo também circulou em romeno e espanhol (1, 2).
As publicações foram divulgadas em meio às manifestações que eclodiram em várias cidades de Cuba no dia 11 de julho, com gritos por “Liberdade!”,“Pátria e vida!” e “Abaixo a ditadura!”, em um momento em que o país atravessa a pior crise econômica dos últimos 30 anos, agravada pela escassez de alimentos e medicamentos.
Uma busca reversa no Google de um dos frames obtidos pela ferramenta InVid-WeVerify * levou a um tuíte do veículo de mídia russo Redfish. Sobrepostos à sequência, aparecem o nome da capital haitiana, Porto Príncipe, e a data em que os eventos teriam ocorrido, 13 de outubro de 2019. O tuíte que acompanha a gravação diz: “Milhares de manifestantes foram às ruas do Haiti contra o governo e o FMI [Fundo Monetário Internacional]”.
Após fazer uma busca pela palavra “Haiti” no aplicativo TweetDeck, filtrando os resultados para que mostrasse apenas tuítes de 10 a 20 de outubro de 2019, foram encontradas publicações que compartilharam o vídeo do protesto (1, 2, 3).
O vídeo também foi tuitado pela jornalista Sandra Lemaire, da VOA News, mídia estatal norte-americana, no dia 13 de outubro de 2019. No tuite, Lemaire afirma que “houve relatos” apontando a “Marcha dos Artistas”, realizada naquele dia, como o maior até então no Haiti e que o vídeo parece mostrar isso. A jornalista credita o material audiovisual ao repórter Alexandre Joram, correspondente da VOA no Haiti.
Uma pesquisa na conta do Instagram da VOA no Haiti, a VOA Kreyòl, resultou na mesma gravação postada em 13 de outubro de 2019.
A legenda da publicação descreve “uma grande multidão durante a marcha dos Artistas Haitianos hoje”. Acrescenta que “alguns dizem que é a maior manifestação até hoje para exigir a renúncia do presidente”. O vídeo também é creditado a Alexandre Joran.
A manifestação exibida nos vídeos foi convocada no dia 13 de outubro de 2019 por artistas populares do Haiti para exigir a renúncia do então presidente Jovenel Moise. Como pode ser visto nas publicações, grande parte dos manifestantes vestia camisetas brancas, como foi sugerido pelos artistas que organizaram a marcha.
Esse protesto foi realizado em um contexto de mobilizações iniciadas no final de agosto de 2019 para reivindicar respostas do governo de Moise à escassez de alimentos e de combustível no país.
Moise foi assassinado na madrugada do último 7 de julho por um esquadrão armado formado por estrangeiros, que entrou na residência presidencial em Porto Príncipe e o matou a tiros.
* Assim que a extensão InVid-WeVerify estiver instalada no navegador Chrome, clique com o botão direito na imagem e o menu que aparece oferece para iniciar uma busca em vários navegadores.