
Usuários compartilham imagem de ato na Paulista em 2024 para sugerir que exibe manifestação em 2025
- Publicado em 9 de abril de 2025 às 18:37
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Postagem liberada para os Bots de esquerda chorar e falar que flopou manifestação de direita na Avenida Paulista do Bolsonaro”, dizem as legendas de publicações com a foto no X e no Facebook.
A foto, que acumula milhares de interações, também circula com mensagens similares no Threads e no Instagram.

O conteúdo começou a circular em meio à manifestação realizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados na Avenida Paulista, em 6 de abril, para pedir anistia aos envolvidos pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
O ato reuniu cerca de 45 mil pessoas, segundo estimativa de grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), e foi o primeiro convocada por Bolsonaro desde que ele se tornou réu por tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mas a imagem viral não mostra a manifestação de abril de 2025.
Imagem de 2024
Uma busca reversa pela foto no Google levou a um texto publicado pela revista Veja, em 25 de fevereiro de 2024, sobre a estimativa de público de uma manifestação realizada na Avenida Paulista na mesma data.
O texto é ilustrado com a imagem viral, creditada como uma reprodução das redes sociais.
O ato desta data também havia sido convocado por Bolsonaro para pedir anistia aos envolvidos do 8 de janeiro. Na ocasião, seus apoiadores ocuparam seis quarteirões da Paulista.
Elementos da imagem viralizada também indicam que ela não poderia ter sido feita na manifestação de abril de 2025.
No registro compartilhado nas redes é possível ver que o Edifício Pietro Maria Bardi, anexo do Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugurado em março de 2025, ainda estava em obra.
Nota-se que o prédio, localizado ao lado do edifício principal do museu, apresenta uma fachada cinza, sem acabamento. Há também uma lona laranja que cobre parte dos característicos pilares vermelhos do prédio central do Masp na foto viral.
Enquanto isso, em imagens registradas no ato de abril de 2025, como esta da AFP, o prédio vertical aparece finalizado com uma fachada de vidro e não há lonas sobre os pilares vermelhos do museu.

O Checamos verificou outros conteúdos sobre a manifestação de 6 de abril de 2025 (1, 2).