Homem correndo em vídeo não é Alexandre de Moraes, mas assessor de deputado
- Publicado em 3 de maio de 2024 às 20:15
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Exato momento que Morais sai correndo e gritando”, diz o texto sobreposto às publicações compartilhadas no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Kwai.
Na sequência, várias pessoas correm atrás de um homem de terno, gravando a cena com celulares e gritando ofensas. Sobreposta à imagem, há uma indicação de data: “16/04”. Segundo a descrição do vídeo, o homem visto na gravação seria o ministro do STF Alexandre de Moraes, que estaria fugindo do “povo de bem”.
Contudo, o conteúdo não mostra Moraes nem foi registrado em 16 de abril de 2024, como afirmam as publicações.
Vídeo de 2023
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a uma reportagem de 19 de outubro de 2023 do portal Metrópoles, intitulada “Jordy recua e não exonera assessor envolvido em confusão no Senado”.
A matéria explica que Rodrigo Duarte Barros, assessor do deputado federal Carlos Jordy (PL), havia se envolvido em uma “confusão” com parlamentares no Senado Federal no dia anterior. Na ocasião, o deputado federal Rogério Correia (PT) teria empurrado o telefone de Barros, que, ao cair, atingiu a cabeça da senadora Soraya Thronicke (Podemos).
Na reportagem, uma versão estendida da sequência mostra, ao final, um depoimento de Rodrigo Barros, no qual ele afirma: “Me bateram, jogaram o meu celular no chão (…) Eu tive que correr muito, porque eles se juntaram querendo me bater, querendo me agredir”.
Uma pesquisa pelas palavras-chave “assessor”, “Carlos Jordy” e “confusão” conduziu a várias outras reportagens e publicações nas redes sociais sobre o caso, nas quais é possível ver o momento registrado pelo vídeo viral, a partir de outros ângulos.
Nas imagens, notam-se os mesmos elementos da sequência viralizada — como uma mulher de vestido verde e branco que segura um celular enquanto corre atrás do assessor.
O deputado federal Carlos Jordy se pronunciou sobre o ocorrido em um vídeo publicado em seu perfil no X em 19 de outubro de 2023, no qual aparecia ao lado de Barros.
No mesmo dia, Thronicke e Correia também comentaram o episódio em um vídeo publicado no perfil do deputado no Instagram.
Referências
- Reportagem publicada pelo Metrópoles em 19 de outubro de 2023
- Reportagens sobre o incidente entre parlamentares e o assessor de Carlos Jordy no Senado (1, 2, 3)
- Publicações nas redes sociais sobre a confusão entre Rodrigo Barros e parlamentares (1, 2)
- Publicação de Carlos Jordy no X em 19 de outubro de 2023
- Publicação de Rogério Correia no Instagram em 19 de outubro de 2023