Vídeo de casa desabando foi feito na Índia em 2020, e não em Maceió em 2023

  • Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 22:30
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 29 de novembro de 2023, a Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência devido ao risco de colapso de uma mina de exploração. Nesse contexto, tem sido compartilhado desde 6 de dezembro de 2023, com mais de 944 mil visualizações nas redes sociais, o vídeo de uma casa desabando em meio à correnteza e deslizando em direção a uma cratera. Usuários afirmam que o registro foi feito na capital alagoana, mas isso não é verdade: a gravação é de 2020 e o caso aconteceu em Nova Délhi, na Índia.

“Maceió. Alagoas. Casa some em segundos”, é a frase sobreposta a vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no X (antes Twitter).

Image
Captura de tela feita em 13 de dezembro de 2023 de uma publicação no TikTok ( .)

A alegação tem sido compartilhada no momento em que parte da estrutura de uma mina de exploração de sal-gema, controlada pela empresa Braskem, se rompeu em Maceió em 10 de dezembro de 2023. Por conta da iminência desse colapso, em 29 de novembro, o prefeito da capital de Alagoas, João Henrique Caldas, havia decretado estado de emergência.

Uma busca reversa pela sequência no Google levou a reportagens publicadas pela imprensa indiana em 2020, com imagens de incidentes causados por chuvas fortes em Nova Délhi, capital da Índia.

“Imagens dramáticas de casas perto de um dreno na área do conjunto Anna Nagar, em Délhi, sendo arrastadas por fortes chuvas. Nenhuma vítima relatada até agora”, diz a legenda de uma publicação no X, feita em 19 de julho de 2020, pelo canal CNN News 18.

Na mesma data, uma versão estendida do vídeo com a construção vista na gravação viralizada foi compartilhada pelo site India Today no YouTube. “Chuvas em Délhi: casa de 2 andares destruída perto de Anna Nagar, nenhuma vítima reportada”, é o título da gravação.

Uma comparação entre fragmentos da sequência viral e imagens publicadas pela imprensa indiana em 2020 permite observar os mesmos elementos:

Image
Comparação feita em 14 de dezembro de 2023 entre uma publicação no TikTok (E) e um vídeo publicado pelo canal CNN News 18 no X ( .)

As imagens da estrutura da mina se rompendo, divulgadas pela prefeitura de Maceió, mostram um cenário diferente do episódio ocorrido em Nova Délhi.

Em nota enviada ao Checamos em 14 de dezembro de 2023, a Defesa Civil de Maceió informou que “não houve qualquer dano ou desabamento de residências com o rompimento da mina n° 18. A área já estava completamente desocupada desde 2020 e não havia nada no entorno. Além disso, o colapso foi localizado na região da lagoa”.

Em 13 de dezembro, o Senado instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) “para investigar os danos ambientais causados em Maceió pela empresa petroquímica Braskem”. A CPI tem previsão de início para fevereiro de 2024.

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco