Vídeo não mostra uma erupção vulcânica no oceano; material foi criado digitalmente
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 28 de novembro de 2023 às 19:43
- 3 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“UM VULCÃO NO MEIO DO OCEANO...!!!”, diz uma das publicações que compartilham a gravação no Facebook, no Kwai, no TikTok e no X (antes Twitter).
Conteúdos semelhantes circulam também em inglês e em espanhol.
A sequência, de 7 segundos, mostra uma coluna vermelha ascendente no que parece ser a água do mar, que se move em direção ao centro dela. O som do vídeo é semelhante ao de um túnel de ar.
Usuário que publica vídeos criados digitalmente
Uma busca reversa de fragmentos do vídeo e as respostas das Notas da Comunidade no X levaram a conta do usuário “vetiw69732” no TikTok, onde se encontra o registro mais antigo do vídeo viral, publicado em 21 de setembro de 2023.
A AFP entrou em contato com o usuário, mas não obteve resposta até o momento de publicação desta matéria. Em sua conta no TikTok, é possível ver que o usuário compartilha vídeos criados digitalmente, como de dinossauros (1, 2) ou de uma figura gigante sentada sobre um edifício.
Uma erupção não seria assim
Especialistas contactados pela AFP concordaram que o vídeo não mostra uma erupção vulcânica real. Gregory Valentine, professor do departamento de Geologia da Universidade de Buffalo, nos EUA, disse em 3 de outubro de 2023 que a afirmação é “falsa” e explicou que podem haver erupções vulcânicas no mar, mas que esse “não é um vídeo de uma erupção real”.
Tracy Gregg, professora do departamento de Geologia na mesma universidade, concordou com o professor, acrescentando que na realidade “não veríamos nada parecido com isso. Absolutamente”. Segundo a especialista em vulcanologia e em erupções na dorsal oceânica, o que se vê na sequência é “muito limpo”, dando ainda um exemplo de como seria uma erupção marítima.
Sobre isso, Bill Chadwick, pesquisador de vulcanismo submarino associado ao Centro de Ciências Marinhas de Hatfield da Universidade Estadual de Oregon, nos EUA, assinalou que o vídeo é “totalmente falso” e que o lugar de onde o material vulcânico sai da água “não parece real”, já que uma erupção real geraria vapor, explosões e fragmentação da lava.
“Em geral, as erupções submarinas pouco profundas são muito explosivas, enquanto a água do mar pode interagir com a lava ascendente. Você veria mais jatos de cinzas e vapor, como os observados em Surtsey, na Islândia, em 1963”, comentou o pesquisador em 4 de outubro de 2023. Segundo Chadwick, as colunas são “em sua maioria pretas (cinzas) e brancas (vapor) e não muito vermelhas (lavas brilhantes)”.
Ele também explicou que a ação da água do oceano movendo-se em direção à coluna da erupção “não é normal e o som é ridículo e antinatural”. “A coluna da erupção em si não parece real, já que os elementos vermelhos brilhantes são muito fracos e não mudam de cor na medida em que ascendem”, alegou.
O especialista da Universidade Estadual de Oregon indicou que na sequência viral é possível ainda notar elementos visuais repetidos.
Por sua vez, o geofísico William Wilcock, da Universidade de Washington, também insistiu que o vídeo “é claramente falso e suficientemente mal-feito para que tenha sido criado com IA (parece uma montagem)”. Wilcock recordou a erupção do vulcão submarino Tonga, que foi detectada nos oceanos de todo o mundo.
A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, no Pacífico Sul, em 14 de janeiro de 2022, provocou uma tsunami no Pacífico que isolou o arquipélago do resto do mundo.
A AFP não encontrou registros recentes de erupções vulcânicas no oceano que se pareçam com a do vídeo em questão.