Porto de Santos não está promovendo um “leilão anual” de celulares
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 14 de setembro de 2023 às 21:24
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Porto de Santos abre oficialmente o leilão anual de smartphones não reclamado de contêineres. Iphones e Samsungs a partir de R$ 150. Online para todo o Brasil. Porto de Santos faz leilão eletrônico: lotes têm iPhones 11 e 12 pro e 13 e celulares Samsung S23”, diz um dos usuários, em publicações que circulam no Facebook, Kwai e TikTok, algumas delas acompanhadas de vídeos e capturas de tela de supostas reportagens sobre a venda.
As imagens simulam notícias de O Globo, g1 e de um suposto portal “g95”, com a manchete: “Porto de Santos abre oficialmente o leilão anual de smartphones não reclamado de contêineres. Iphones e Samsungs a partir de R$ 150. Online para todo o Brasil”.
Alguns usuários compartilham ainda um vídeo de uma suposta reportagem em vídeo do g1. Na publicação, informa-se que todos podem participar e consultar “condições de pagamento” através do site ou clicando em “saiba mais”.
Mas as capturas de tela e o vídeo em questão são montagens. As matérias não foram publicadas pelos portais jornalísticos mencionados e os supostos “leilões anuais” não são realizados pela Autoridade Portuária de Santos.
Uma busca reversa permitiu chegar à sequência original usada como base para o vídeo que acompanha algumas das publicações. Trata-se de uma edição do programa Porto 360, do Jornal A Tribuna, veiculada em 13 de janeiro de 2021.
Nessa ocasião, o apresentador Maxwell Rodrigues conversou sobre novidades no Porto de Santos com Fernando Biral, o então presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS). Não houve nenhum anúncio de leilão de celulares.
Uma nova busca, desta vez por palavras-chave, nas páginas de O Globo e g1, e com termos utilizados na manchete viralizada, tampouco mostrou resultados.
Consultada pelo AFP Checamos, a Autoridade Portuária de Santos afirmou que as publicações são uma “fraude” que utiliza indevidamente a marca da instituição. “A APS tem tomado as providências administrativas e judiciais cabíveis em relação às fraudes”.
Em 9 de agosto de 2023 a Autoridade Portuária advertiu sobre os conteúdos em sua página oficial.
No texto, a empresa informou que a instituição responsável por realizar leilões de produtos apreendidos no país é a Receita Federal, através do Sistema de Leilão Eletrônico.
Para participar, é preciso ter um certificado digital. Além disso, segundo a Autoridade Portuária, “o pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros”.
A APS esclareceu ainda que “os leilões da Autoridade Portuária são de bens em desuso da própria companhia e são divulgados no site”.
À AFP, as empresas de tecnologia mencionadas nas publicações também desmentiram o material.
A Apple afirmou que essa atividade não está relacionada “de nenhuma forma” a qualquer iniciativa da empresa: “A Apple não realiza esse tipo de promoção”.
A Samsung também negou as alegações: “A Samsung reforça que não tem qualquer relação com essa ação e reitera seu compromisso ético com a transparência, não compactuando com a disseminação de notícias falsas”.