É falso que igreja dos EUA foi atingida por um raio durante uma cerimônia de casamento gay
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de junho de 2023 às 21:29
- 3 minutos de leitura
- Por SUY Kahofi, AFP Costa do Marfim, AFP Argentina, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Tomás VIOLA
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Uma igreja queimada por um raio em Boston, EUA, durante uma cerimônia de casamento g4y, sem sobreviventes entre os participantes”, diz a legenda de um vídeo compartilhado centenas de vezes no TikTok, no Facebook e no Instagram.
Nas publicações, vários usuários relacionam o incêndio a um “castigo divino” contra a comunidade LGBT+. A alegação também circula em espanhol, francês e inglês.
Origem do video
No vídeo viral é possível ver o logo do portal “Boston 25 News".
A AFP fez uma busca no site de notícias usando as palavras "igreja" e "fogo" e encontrou o vídeo correspondente, publicado em 2 de junho de 2023. A matéria detalha que o templo pertence à Primeira Igreja Congregacional de Spencer, em Massachusetts, e que foi atingido por um raio, segundo os investigadores.
O artigo inclui a sequência que mais tarde viria a viralizar nas redes sociais com a alegação da celebração de um casamento homoafetivo.
New video captures the moment the steeple of a centuries-old church in Spencer came tumbling down Friday.
— Boston 25 News (@boston25) June 2, 2023
: Jonathan Kelley
More details: https://t.co/w3DOBOBEbCpic.twitter.com/l6nuSQx6pA
O pastor interino Bruce MacLeod disse ao Boston 25 News que ninguém estava no prédio no momento do incêndio. O Corpo de Bombeiros de Spencer também não reportou vítimas.
O incêndio recebeu ampla cobertura da mídia local (1, 2, 3), que comunicou que a igreja estava vazia e que não houve vítimas ou feridos.
Na página do Facebook da igreja, cujos trabalhos estão sendo realizados em outro templo após o incêndio, não há registro de casamento em 2 de junho. Em vez disso, um anúncio publicado naquele dia parabeniza os jovens graduados da congregação.
Em 4 de junho, dois dias após o incêndio, o reverendo Bruce MacLeod realizou um culto e batizou uma criança. Durante a cerimônia, ele disse: “Não acho que Deus tenha causado o incêndio. Eu não acho que Deus nos deixa doentes. Não acredito que Deus faça coisas ruins acontecerem. Eu não acho que Deus faz isso para nos ensinar coisas. Eu não acho que Deus faz isso para nos punir. Eu acredito que Deus está conosco em meio a tudo isso, e que Deus está aqui conosco para nos ajudar a juntar os cacos e descobrir o que fazer a seguir."
A igreja, cujo site exibe a mensagem “Não importa quem você é ou onde está na jornada da vida, você é bem-vindo aqui”, fez publicações positivas sobre a comunidade LGBT+ (1, 2) em junho de 2022, por ocasião do mês do orgulho.
Procurada pela AFP, a igreja não respondeu até a publicação desta verificação.