Briga generalizada em bloco de carnaval de Olinda não ocorreu no governo Lula, mas em 2020
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de março de 2023 às 23:04
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Em Olinda PE, eleitores protegidos pela cartilha do Ex-presidiário, fazem um desfile "O Amor venceu o ódio" para ROUBAR CELULAR E DEPOIS TOMAR UMA CERVEJINHA, é claro, SEM A PRESENÇA DA POLÍCIA. FAZ O L...”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Twitter, no TikTok e no Kwai.
Nas imagens, gravadas de cima para baixo, vê-se o momento em que dois grupos se confrontam na rua. Em seguida, há correria generalizada e agressões físicas.
As publicações contêm frases sobrepostas à gravação sugerindo que a confusão teria ocorrido em 2023, sob o mandato de Lula: “carnaval tranquilo”, “Bloco VOU TE ROUBAR JÁ, de Olinda”, “faz o L”.
No entanto, uma busca reversa por capturas de tela da sequência usando a ferramenta InVid-WeVerify* indicou outro contexto.
A mesma gravação já havia sido veiculada em 16 de fevereiro de 2020 em meios de comunicação de Pernambuco, cerca de três anos antes de Lula assumir a Presidência pela terceira vez.
Segundo as reportagens, o episódio teria ocorrido durante o carnaval daquele ano no desfile do bloco “Virgens do Bairro Novo”, em Olinda (PE), quando dois grupos rivais entraram em confronto.
Na ocasião do vídeo, a Polícia Militar de Pernambuco havia informado, em nota enviada a meios de comunicação, que “não houve arrastão” e que “o problema aconteceu porque dois grupos se encontraram a caminho do desfile e começaram a brigar”. O AFP Checamos entrou em contato com a corporação mas até o momento da publicação desta checagem não obteve resposta.
À época, o jornal Folha de Pernambuco também relatou a violência ocorrida no bloco.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.