Vídeo de pouso de “avião indonésio” mostra trechos gerados por computador e incidente no Irã

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Publicações com dois vídeos - compartilhados mais de 52 mil vezes desde 9 de janeiro de 2022 - alegam mostrar um avião indonésio com passageiros depois de fazer um pouso de emergência. No entanto, o primeiro trecho foi criado com imagens geradas por computador, já o segundo retrata um incidente ocorrido com uma aeronave da companhia iraniana Caspian Airlines.

“O avião indonésio escapou por pouco com seus passageiros”, diz uma publicação no Facebook (1, 2). 

Conteúdo semelhante também circula em espanhol, francês (1, 2), inglês, chinês e russo.

Captura de tela feita em 13 de janeiro de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

É possível ler no avião, na primeira parte do vídeo,“Garuda Indonesia”, em alusão à companhia aérea nacional da Indonésia.

Nos primeiros 36 segundos do vídeo, de um total de 2 minutos e 28 segundos, é vista uma fumaça saindo de um aeronave de passageiros depois de fazer um pouso irregular na pista de um aeroporto.

Alguns usuários pareceram acreditar que o vídeo mostra um incidente genuíno (1, 2). “Este é só um grande milagre de DEUS. ALELUIA”, lê-se em uma publicação. Outra afirmou: “Pensa num trem resistente”.

No entanto, as imagens não mostram um incidente real: elas foram geradas por computador.

Uma pesquisa por palavra-chave no YouTube levou às imagens correspondentes a este vídeo, a partir de 5 minutos e 44 segundos, que foi publicado pelo usuário Bopbibun em 1 de maio de 2020.

Abaixo, duas comparações de capturas de tela entre o vídeo viralizado (E) e o vídeo do YouTube (D):

Comparação feita em 13 de janeiro de 2022 entre capturas de tela do vídeo viralizado no Facebook (E) e do vídeo original no YouTube ( . / )

O vídeo do YouTube é intitulado: “O mais louco pouso de emergência por piloto bêbado | X-Plane 11”. X-Plane 11 é um software de simulação de voo.

Uma parte da legenda do vídeo diz: “Importante: isso é apenas uma simulação de voo. Essa situação não é real! Tudo neste vídeo não acontece na vida real, porque essa situação é apenas um desafio para ser testado na simulação de voo”.

O usuário do YouTube Bopbibun escreveu em sua página de introdução que ele cria vídeos de simulação de voos por diversão.

“Eu faço vídeos de jogos principalmente sobre aviões com o simulador de voo: X-Plane 11, ou FSX ou P3D ou com GTA 5”, escreveu Bopbibun. “Não sou piloto nem especialista em aviação. Sou apenas um cara que gosta de brincar com simuladores de voo, portanto, meus vídeos são apenas para fins de entretenimento”.

Acidente no Irã

Além da simulação de voo presente nos primeiros segundos do vídeo viralizado, há ainda uma gravação a partir do segundo 37, em que passageiros fazem um desembarque emergencial. Nesse trecho, pessoas descem pelos escorregadores das saídas de emergência da aeronave, enquanto é possível ouvir uma sirene e gritos ao fundo, ao mesmo tempo em que um homem narra a situação.  

Em uma busca pelas palavras-chave “Indonesia” e “airplane” (“Indonésia” e “avião”, em português) no YouTube, o Checamos identificou um vídeo semelhante

Em sua legenda, a publicação indica a origem das imagens do desembarque emergencial: “O 2º vídeo é da [companhia aérea] Caspian AL Boeing 737-400 [...] sofreu colapso do trem de pouso principal esquerdo ao pousar no Aeroporto de Isfahan (OIFM), Irã [...]. Aconteceu em 5 de janeiro de 2022”

Ao buscar informações sobre o incidente com a Caspian Airlines no Google, chegou-se a diversos tuítes de jornalistas e portais de notícias que noticiaram o incidente em 6 de janeiro com o mesmo trecho do vídeo (1, 2, 3). 

Comparação, feita em 13 de janeiro de 2022, entre capturas de tela do vídeo viralizado no Facebook (E) e de vídeo sobre incidente com a Caspian Airlines no Twitter ( . / )

Outros perfis também publicaram vídeos do mesmo incidente, mas a partir de outro ângulo (1, 2), no qual se identifica o som da sirene ao fundo.

De acordo com portais de notícias tanto em inglês (1, 2, 3), quanto em português (1, 2), o acidente de 5 de janeiro de 2022 com o Boeing 737-400 da Caspian Airlines foi causado por uma falha no trem de pouso ao aterrissar em Isfahan, no Irã. Segundo as publicações, o avião tinha a bordo ao menos 110 passageiros e nove tripulantes, dos quais cinco ficaram feridos durante o desembarque de emergência.