Um só outdoor em apoio a Bolsonaro foi temporariamente instalado em Lisboa em 2018

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Imagens e vídeos que mostram um outdoor em apoio ao presidente Jair Bolsonaro em Portugal, junto a publicações que asseguram que o cartaz se encontra “em várias praças” e que o país está “pedindo um Bolsonaro”, voltaram a ser difundidos em 2021 depois de circular em 2019, acumulando mais de 43 mil compartilhamentos. Usuários publicam os registros como se fossem atuais, mas eles foram tirados de contexto. O outdoor foi instalado em Lisboa pelo partido político PNR (atual Ergue-te), mas em 2018, após a vitória eleitoral de Bolsonaro. À AFP, o partido afirmou que esse cartaz foi o único que colocaram em Portugal e que foi vandalizado dias depois, sem ser substituído.

“Portugueses montam outdoors em várias praças pedindo um ‘Bolsonaro’ pra Portugal”, dizem algumas das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e que circulam com teor semelhante ao menos desde 2019 (1, 2). O conteúdo também circulou em 2021 no Twitter (1, 2), Instagram e TikTok.

Captura de tela feita em 24 de dezembro de uma publicação no Facebook ( . / )

No outdoor, se lê “Parabéns Brasil”, ao lado da imagem de Bolsonaro. E, abaixo, “Agora falta em Portugal”.

Uma busca no Facebook pelos termos “portugueses”, “outdoor” e “Bolsonaro” levou a registros de 2018 do cartaz, fotografado à noite (1, 2), e permitiu identificar o nome e símbolo do partido PNR, no canto inferior direito do outdoor.

PNR (Partido Nacional Renovador) é a antiga denominação do atual Ergue-te, que mudou seu nome em julho de 2020. 

Uma pesquisa no Google pelos termos “Bolsonaro”, “outdoor” e “PNR” levou a uma publicação do partido em que o grupo político afirma que colocou o outdoor no dia 8 de novembro de 2018 na praça Duque de Saldanha, em Lisboa. “Como se sabe, o nosso partido foi o único, em Portugal, a apoiar fervorosamente a eleição de Bolsonaro naquele país”, diz o texto. À época, Jair Bolsonaro havia acabado de vencer o segundo turno das eleições presidenciais, que ocorreu em 28 de outubro daquele ano.

Com o uso da ferramenta Street View no Google Maps, foi possível verificar que, em uma captura do local feita em agosto de 2021 na plataforma, o outdoor com o rosto do mandatário não estava mais presente na praça.

Comparação feita em 24 de dezembro de 2021 entre uma publicação no Facebook (E) e uma captura de tela do Google Maps ( . / )

A ferramenta também permitiu verificar que, em outubro de 2019, o cartaz com a imagem do presidente brasileiro já havia sido substituído. Em seu lugar, havia um outdoor com a inscrição: “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”, de autoria do partido Iniciativa Liberal.

Consultado pela AFP, o Ergue-te confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o outdoor colocado por eles na praça do Saldanha com a imagem do atual presidente brasileiro foi o único em Portugal e que foi instalado em 2018. Ainda segundo o partido, o carta foi vandalizado (1) poucos dias depois, tendo que ser retirado sem que fosse substituído.

Verificação semelhante foi feita pelo Estadão Verifica e Aos Fatos.