( . / )

Escorrega com formato de genitais era set de filmagem no Canadá, não parque infantil no Brasil

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma imagem de um escorrega com o formato dos órgãos genitais masculino e feminino foi compartilhada centenas de vezes em redes sociais desde o início de dezembro de 2021, em publicações que asseguram que a peça foi instalada em um parque infantil inaugurado “pela prefeitura de Santa Etelvina do Guaíba”, no Rio Grande do Sul. Isso é falso. A foto mostra um set de filmagem montado temporariamente em um parque no Canadá. Além disso, o Rio Grande do Sul não possui nenhuma cidade com o nome citado.  

“A prefeitura de Santa Etelvina do Guaíba (RS), hoje administrada pela esquerda, inaugurou anteontem um parque infantil ‘temático’ que possui como ‘inspiração’ a ideologia de gênero”, começam as publicações compartilhadas mais de 300 vezes no Facebook (1, 2, 3) e Twitter. 

A mensagem continua, assegurando que o prefeito da cidade - identificado como “Fellipe Weissfüder Garcia (PRONA)” - teria justificado a instalação: “Vai auxiliar na educação sexual das crianças por meio de brincadeiras comuns à idade”.

Captura de tela feita em 3 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

A foto viralizada não mostra, contudo, um “parque infantil temático” e tampouco foi tirada no Brasil.  

Set de filmagem 

Uma busca reversa no Google pela imagem do escorrega levou a um tuíte com três fotos, incluindo a compartilhada nas redes sociais.  

“Estão filmando um [filme] do @Sethrogen em Maple Ridge e fizeram algumas mudanças em um dos parques locais”, escreveu o usuário em 7 de outubro de 2021. 

Nos comentários, o autor especificou que as imagens foram feitas no Fletcher Park, localizado na cidade canadense de Maple Ridge, no sudoeste da província Colúmbia Britânica. 

Usando a ferramenta Street View do Google Maps, a AFP pôde verificar que os demais brinquedos e o padrão do pavimento vistos na imagem compartilhada nas redes são iguais aos do parque canadense. 

Procurada pela AFP, a cidade de Maple Ridge confirmou que a foto viralizada mostra um set de filmagem montado em um de seus parques e que o escorrega foi removido quando a produção foi concluída. 

“Foi um [set fechado] então o público não foi afetado”, disse à AFP o porta-voz da cidade, Fred Armstrong, em 12 de outubro de 2021. “A produção ficou no local por alguns dias e removeu todas as instalações após o término da filmagem”

A mídia canadense também repercutiu a presença do escorrega no início de outubro. 

O site Daily Hive escreveu sobre “o set de produção obsceno”, enquanto o Hollywood North Buzz disse que o parque foi alterado para a gravação de um filme de comédia da roteirista Adele Lim, de “Podres de Ricos” e do produtor Seth Rogen.

Cidade fictícia 

Segundo as publicações viralizadas, o suposto “parque temático infantil” teria sido inaugurado na cidade de Santa Etelvina do Guaíba, no Rio Grande do Sul. No entanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não possui registro de nenhuma cidade com esse nome.  

Procurada pelo AFP Checamos, a Secretaria de Comunicação do governo do Rio Grande do Sul reiterou a informação: “[O escorrega] não foi instalado na cidade, porque ela não existe” 

A equipe de checagem tampouco localizou qualquer registro da existência de um político chamado “Fellipe Weissfüder Garcia”, citado nas postagens como prefeito de “Santa Etelvina do Guaíba”.  Já seu partido, o Prona - Partido de Reedificação da Ordem Nacional - não existe desde 2006, quando fundiu-se com o Partido Liberal. 

Conteúdo semelhante também foi verificado pelo site Agência Lupa