Os três casais de uma foto viral estão se casando em Uganda, e não se divorciando em Gana
- Este artigo tem mais de quatro anos.
- Publicado em 26 de novembro de 2021 às 23:03
- 1 minutos de leitura
- Por Tendai DUBE, AFP Brasil
“Em Gana, você tem que se vestir do mesmo jeito que se vestiu no seu casamento para se divorciar”, dizem publicações que inserem o texto em uma foto mostrando casais com roupas tipicamente usadas em matrimônios e que foram compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Instagram.
Outras publicações usam a mesma foto, mas com uma inscrição na parede. Nela, é possível ler, em francês, “Salle de divorce - tous les coups sont permis”, frase que em tradução livre para o português pode ser compreendida como “Sala de divórcio - vale tudo”.
Mas o francês não é a língua oficial de Gana, e sim o inglês. No entanto, seus três países vizinhos - Burkina Faso, Costa do Marfim e Togo - são todos francófonos, e o presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, é fluente em francês e já fez pressão para que o idioma ganhasse maior status no país.
Uma busca reversa pela imagem viralizada levou à versão original da foto, datada de 2009.
O registro foi feito pelo fotojornalista Becky Matthews em 29 de janeiro de 2009, e pode ser encontrado no banco de imagens Alamy. A legenda diz: “Amigos e familiares reúnem-se para o casamento em grupo de seis casais de Acholi no campo de refugiados Lacekocot. Três casais sentam e rezam”. A localização completa indicada é “Lacekocot, Pader, Uganda, África”.
As leis de divórcio de Gana estão estabelecidas no Matrimonial Causes Act, que não menciona um código de vestimenta.
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
