
O “falso enfermeiro” da foto viralizada foi detido em Manaus, não na internação de Bolsonaro em SP
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de julho de 2021 às 22:41
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“URGENTE PC de SP prendeu um falso enfermeiro nas dependencias do Hospital onde o PR Bolsonaro está internado. Joilton Batista Silverio foi detido pela seg do hospital no andar onde Bolsonaro se recupera. Ele tem passagem na policia por tentativa d homicidio e é filiado ao PCdoB”, diz uma das publicações que circularam no Twitter, no Facebook (1, 2) e no Instagram.

O presidente Jair Bolsonaro foi internado no hospital Vila Nova Star de São Paulo no último 14 de julho, para tratar de uma obstrução intestinal, e recebeu alta quatro dias depois.
Uma busca reversa no Google, pela imagem do “falso enfermeiro” que teria entrado no hospital onde Bolsonaro esteve, levou a notícias (1, 2) do dia 14 de abril de 2021 sobre a prisão de um homem em Manaus, no estado do Amazonas. Segundo as reportagens, ele foi detido por ter se apresentado em um centro hospitalar da cidade como técnico de enfermagem sem que tivesse o registro da profissão.
Na época, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas se manifestou sobre o caso em sua conta do Facebook: “trajando jaleco branco e transitando pelos corredores da instituição de saúde mencionada, o suspeito, identificado como JOSÉ HENRIQUE DE SOUZA FILHO, foi flagrado com medicamentos e seringas roubados”.
Procurada pelo AFP Checamos em 18 de julho de 2021, a Polícia Civil do Amazonas confirmou que o homem da foto viralizada “foi flagrado tentando furtar materiais para procedimentos médicos” e que “um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso, que posteriormente foi remetido à Justiça”.
Já a Polícia Civil de São Paulo disse à AFP que a informação compartilhada nas publicações viralizadas “não procede” e que “nenhuma ocorrência com essas características foi localizada” pela instituição.
A assessoria do Hospital Vila Nova Star também afirmou à AFP que nenhum falso enfermeiro foi preso nas suas dependências durante a internação do mandatário.