Esta mulher não estava grávida, mas tinha um tumor, e os 11 bebês são filhos de diferentes mães

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 17:43
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Colômbia, AFP Brasil
Publicações com duas fotos que supostamente mostram uma mulher grávida de 11 bebês e seus filhos recém-nascidos foram compartilhadas mais de 2.200 vezes nas redes sociais desde, pelo menos, 12 de dezembro de 2021. Contudo, a pessoa que aparece na imagem não está próxima de parir e nem é mãe dos bebês retratados. Na verdade, ela é uma mexicana com um tumor em um ovário, e as crianças são de diferentes mães.

“Alguém Pode dar os Parabéns a essa Mãe Que teve 11 filhos em um dia, Deus dá sempre o melhor, Família linda”, dizem publicações que circulam no Facebook (1), acompanhadas pelas duas imagens. Na foto superior, vê-se uma mulher com um abdome enorme deitada na cama de um hospital. Na inferior, há 11 recém-nascidos que supostamente são seus filhos.

O conteúdo também circula em espanhol desde 2018.

Image
Captura de tela feita em 14 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Mas a mulher que aparece na fotografia não tem qualquer relação com o grupo de recém-nascidos. Na verdade, trata-se de uma mexicana de 51 anos que teve um tumor de mais de 60 quilos retirado de um dos ovários, em agosto de 2014.

Ao realizar uma busca reversa pela imagem no Google, a equipe de checagem da AFP descobriu que a foto viralizada já havia sido divulgada pela emissora mexicana Excelsior TV em uma reportagem de 12 de agosto de 2014 sobre a cirurgia para a retirada do tumor.

O procedimento aconteceu em 8 de agosto do mesmo ano, no Hospital de Medicina Familiar no porto mexicano de Cabo San Lucas, no estado de Baja California Sur (noroeste), como informou a AFP na época.

“Não há precedente a um nível mundial de um caso semelhante de tumores intra-abdominais. Sim há tumores externos, mas não intra-abdominais de mais de 60 quilos em um ovário esquerdo”, disse em uma coletiva de imprensa em 2014 Gilberto Insunza, o cirurgião que realizou a operação.

A imagem que está na parte inferior das publicações viralizadas tampouco corresponde a um parto múltiplo. São 11 bebês que nasceram no mesmo dia, em novembro de 2011 na Índia, de mães diferentes. A foto já tinha sido compartilhada em outra publicação falsa em espanhol que a AFP já verificou. Essa versão da foto é ligeiramente mais ampla e permite ler a frase “Test Tube Baby Center Surat”

Para chegar à origem da imagem, a AFP realizou uma busca reversa, acrescentando as palavras “Test Tube Baby Center Surat”

O resultado levou a um artigo do jornal Times of India de novembro de 2011 no qual se explica que 11 casais programaram deliberadamente o dia da cesariana para que seus filhos nascessem em 11/11/11 na clínica Centro Surat de Fertilização In Vitro, onde foi t a foto foi feita, segundo o blog da clínica.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco