Publicações sobre fuga de Ashraf Ghani do Afeganistão tiram de contexto vídeo antigo
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de agosto de 2021 às 19:14
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil, AFP Tailândia
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“URGENTE TERRORISTA DO TALIBÃ ACABAM DE TOMAR O AFEGANISTÃO”, começa uma das publicações no Facebook. “O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, embarcou em um Boeing 737-3H4 de Kam Air em Cabul e fugiu para o Tajiquistão”, continua.
Publicações semelhantes circulam no Twitter e Telegram. Todas são ilustradas com um vídeo em que Ghani acena para transeuntes enquanto embarca em um avião. A gravação também circula amplamente em publicações em inglês, espanhol e tailândes.
Ghani realmente deixou o Afeganistão no último dia 15 de agosto, mas essas imagens compartilhadas nas redes não retratam esse momento.
Uma busca reversa no Google mostrou que o mesmo vídeo foi publicado pela conta do Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul no Facebook, em 15 de julho de 2021.
A publicação informa que a sequência mostra Ghani embarcando em um avião para o Uzbequistão para participar de uma conferência. Abaixo, uma comparação entre as imagens agora viralizadas e o vídeo publicado em julho:
Uma busca por palavras-chave no Google levou a um comunicado do então governo afegão, de 15 de julho de 2021, intitulado: “Presidente Ghani sai de Cabul para o Uzbequistão”. O texto é ilustrado com uma captura de tela do mesmo vídeo.
“O presidente Ashraf Ghani, liderando uma delegação de alto escalão do governo, partiu de Cabul para o Uzbequistão para participar da conferência internacional ‘Ásia Central e do Sul: Conectividade Regional; Desafios e Oportunidades”, diz a nota, em tradução livre do inglês.
Uma transcrição do discurso de Ghani na conferência foi publicada no site do Palácio Presidencial no último dia 17 de julho.
Quando anunciou que havia deixado o Afeganistão, em 15 de agosto, o mandatário não informou para qual país tinha ido. Pouco depois, o grupo de mídia afegão TOLOnews sugeriu que um dos destinos poderia ser o Tajiquistão, citado em algumas das publicações viralizadas.
No entanto, o governo dos Emirados Árabes Unidos informou em 18 de agosto que Ghani havia sido recebido em seu território “por motivos humanitários”.
Até a publicação desta checagem, a AFP não identificou nenhuma filmagem confiável da saída de Ghani em 15 de agosto.
Em 18 de agosto, o ex-presidente afegão disse que está “em negociações” para voltar a seu país e que apoiava as conversas realizadas entre os talibãs e seu predecessor, Hamid Karzai.
“Por enquanto estou nos Emirados para evitar o banho de sangue e o caos”, disse, em vídeo compartilhado em sua conta no Facebook. “Estou em negociações para voltar ao Afeganistão”, assegurou.