Esta foto não mostra uma conta de água falsa em São Paulo, apenas um novo modelo da fatura
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de novembro de 2021 às 16:58
- Atualizado em 16 de novembro de 2021 às 22:25
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Pessoal fiquem atentos, estão enviando contas de água falsas. Atente-se as diferenças, pois ao pagar a conta com o código de barra, vc poderá estar pagando para uma falsa prestadora. Cuidado com o golpe. Cada dia que passa, eles estão cada vez mais sofisticados. Fiquem de olho”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3). Uma mensagem similar circulou no Twitter.
No entanto, alguns usuários comentaram em uma das publicações viralizadas afirmando que ambas as faturas retratadas seriam verdadeiras. “ESSA INFORMAÇÃO É FALSA.. HOJE FUI Na SABESP E LÁ ELES INFORMARAM QUE MUDARAM O LAYAUT DA CONTA E QUE AGORA VAI SER ASSIM”, disse um deles.
Uma pesquisa no Google com os termos “contas de água falsas” levou a uma notícia publicada pelo Governo do Estado de São Paulo, em que informa que a partir de 13 de outubro de 2021, um novo modelo de faturas passou a ser entregue aos clientes desse serviço.
“É importante que o cliente fique atento, já que têm circulado nas redes sociais postagens equivocadas sobre supostas contas falsas. As novas faturas não são falsas e, daqui em diante, passam a ser o modelo oficial da Sabesp”, diz a nota, que destaca que o novo formato faz parte de um processo de transformação digital da Sabesp.
Em seu site, a Sabesp também publicou explicações sobre a nova conta, informando, por exemplo, que, com o novo sistema comercial, a identificação do cliente passa a ser feita por um número do fornecimento, de 11 dígitos.
O antigo modelo de conta de água - identificado como sendo a conta “verdadeira” nas publicações viralizadas - tem a mesma estrutura que a imagem ilustrativa oferecida no site da Sabesp.
De maneira semelhante, uma comparação entre a suposta conta “falsa” viralizada e o novo modelo disponibilizado na Sabesp permite observar que ambas também possuem os mesmos elementos e na mesma sequência.
Procurada pelo Checamos, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo confirmou que “ambas as contas (...) são da Sabesp”. “O que aconteceu foi realmente a mudança de visual. A nova conta traz uma série de mudanças em relação ao modelo anterior, a começar pela identificação do imóvel”, acrescentou.
Sobre a suposta emissão de faturas falsas, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo respondeu ao Checamos que a Polícia Civil disponibiliza uma cartilha com orientações para evitar golpes, como verificar se os dados do campo “beneficiário” correspondem aos de quem prestou o serviço e desconfiar se o código de barras estiver com falhas que apresentem espaços excessivos entre as barras.
Em suas redes sociais, a Sabesp alertou, porém, para tentativas de golpe envolvendo o pagamento via PIX, um sistema instantâneo criado pelo Banco Central.
16 de novembro de 2021 Muda a tipografia no primeiro parágrafo.